Manual de Instruções

CADASTRO

GLT007 Como cadastrar um Produto

Para cadastrar um produto, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este produto em uma NF-e.

Para realizar o cadastro de um novo Produto, acesse o Menu Faturamento - Cadastro > F153 Produto.



Irá aparecer a tela dos produtos já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior direito da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro.

 

Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste produto. Código o próprio sistema  gera um sequencial automático. Escreva o Nome do produto, selecione um Grupo e Marca, no campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) clique na lupa () para selecionar e clique em INCLUIR.


Após clicar em INCLUIR o sistema irá direcionar para aba Unidade de Medida. Clica no botão NOVO (inferior) para adicionar uma nova unidade de medida a este produto.  


Ao clicar em novo, preencher o campo UNIDADE pesquisando na Lupa (), selecionando a sigla da Unidade de Medida desejada.  Ordem de fator será preenchido de forma automática de acordo com a quantidade de unidades de medida que este produto possa ter.  Vr. Venda pode ser informado no momento do cadastro, o sistema irá sugerir este valor no ato da emissão do documento, podendo ter alteração de acordo a permissão de cada usuário. Após preenchimento destes campos, clicar em INCLUIR.


 

Na aba Tributação, vincule uma Situação Tributaria já cadastrada no sistema (No menu Cadastro>  F130 Tributação). Clique em NOVO, selecione a Empresa Emitente; UF (destino)  e Tributação. Após a vinculação, clicar na seta () que se encontra no inicio da linha a esquerda.


 

FAQ.

 

1 – Consigo duplicar um produto?

R: Sim, na relação de produtos cadastrados temos a opção de Duplicar, selecione-o () marcando a caixinha localizada a esquerda de cada item e clique em Duplicar Produto.

Um ponto de atenção ao realizar este processo é que o sistema não duplica a informação da unidade de medida, ou seja, precisa cadastra de forma manual.

 

2- Consigo excluir um produto?

R: Se este produto já foi relacionado a algum documento emitido, não irá conseguir exclui-lo. Após este procedimento, essa ação não poderá ser desfeita.

 

3- Consigo alterar mais de um produto de uma só vez?

R: Sim, vá na relação dos produtos cadastrados, selecione os produtos que deseja fazer alteração e clique em Edição Expressa. Todos os campos selecionados irão ser alterados nos produtos selecionados na tela anterior.