CADASTRO

NFSE030 Como cadastrar um Serviço

Para cadastrar um serviço, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este serviço em uma NF-e. 

Para realizar o cadastro de um novo Serviço, acesse o Menu Cadastro > F010 Serviço. 

 

Irá aparecer a tela dos serviços já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior direito da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro. 



Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste serviço, código o próprio sistema  gera um sequencial automático, escreva o Nome do serviço, pesquise o Código de Serviço SEFAZ clicando na lupa () para selecionar,  Grupo de Serviço e logo em seguida clique em Incluir. 

 

Na aba Tributação, vincule uma Situação Tributaria já cadastrada no sistema (No menu Cadastro>  F130 Tributação). Clique em NOVOselecione a Empresa Emitente; UF (destino)  e Tributação. Após a vinculação, clicar na seta () que se encontra no inicio da linha a esquerda. 

 

FAQ. 

1- Consigo excluir um serviço? 

R: Se este serviço já foi relacionado a algum documento emitido, não irá conseguir exclui-lo. Após este procedimento, essa ação não poderá ser desfeita.  

 

2- Consigo alterar mais de um serviço de uma só vez? 

R: Sim, vá na relação dos serviços cadastrados, selecione os serviços que deseja fazer alteração e clique em Edição Expressa. Todos os campos selecionados irão ser alterados nos serviços selecionados na tela anterior.