Manual de Instruções

Site: Universidade Sempre Tecnologia
Curso: Cadastro Sempre Emissor NFS-e
Livro: Manual de Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: sexta-feira, 26 abr. 2024, 07:17

CADASTRO

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:

NFSE025 Como cadastrar uma forma de pagamento

Para realizar o cadastro de uma forma de pagamento acesse o menu Cadastro > F006 Forma de Pagamento. 

 

Nessa tela irá aparecer as formas de pagamento cadastradas, para cadastrar uma nova ir no botão NOVO. 

 

Abaixo os campos a serem preenchidos: 

Descrição - preencher o nome da forma de pagamento; 

 Indicador da Forma de Pagamento - à vista, à prazo e outros; 

Tipo Boleto caso emita boleto por essa forma marcar como SIM; 

Observação/Obs. Nota – é possível configurar uma observação padrão para sempre que utilizar essa forma de pagamento ela aparecer na nota (o campo Obs. Nota tem que estar marcado como SIM); 

Vr. Mínimo Fat. - Nesse campo pode ser configurado um valor mínimo a ser faturado para essa forma. Exemplo: Forma de pagamento BOLETO não faturar abaixo de R$300,00 

Libera Venda – Marcar como SIM para liberar o faturamento da venda mesmo com notas em atraso, geralmente é utilizado na forma de pagamento DINHEIRO. 

Baixa automática - Quando marcado como SIM o financeiro (Contas a receber) é baixado automaticamente assim que a venda é faturada. 

Informações de pagamento - preencher a Forma de acordo com o nome/tipo da forma de pagamento cadastrada. (esse campo está vinculado a Sefaz logo ele que será considerado fiscalmente). Após preencher esses dados ir em INCLUIR para finalizar o cadastro. 

 



NFSE026 Como cadastrar prazo

Para cadastrar um novo prazo, acesse o Menu Cadastro> F088 Prazo. 

 

Irá aparecer a relação dos prazos já cadastrados no sistema, para cadastrar um novo prazo clique em NOVOlocalizado no canto superior direito. 

 

Após clicar em novo, escreva o nome do prazo no campo descrição, selecione o Tipo de Prazo (Prazo; Dia Fixo -Mês atual e Dia Fixo- Próximo Mês) e clique em INCLUIR. 

  • Prazo: Neste tipo de prazo o usuário pode escolher vários prazos para pagamento a partir da data da venda, como é o exemplo da venda parcelada. 

Nesta opção precisamos preencher também o(s) campo(s) “Prazo” na parte inferior, pois é com essa informação que o sistema irá calcular a(s) data(s) de vencimento. 

Se for habilitado o campo Mostrar percentual, o usuário irá conseguir definir se o sistema divide de forma diferente cada parcela. 

 

  • Dia Fixo – Mês atual: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, dentro do mês que está sendo feita a venda. Caso a venda tenha sido após o dia fixado, a data de vencimento sugerida vai ser a mesma de venda. 

 

  • Dia Fixo – Próximo mês: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, lembrando que será no mês subsequente ao da venda. 

 

Após cadastrados os prazos, podemos vincula-los ao cadastro de cliente. 

Acesse o Menu Cadastro> F147 Cliente. 

Clique no lápis () do cliente desejado, para realizar a alteração.  

 

FAQ. 

  1. Consigo cadastrar um prazo com mais de 12 parcelas ? 

 

R: Não, o cadastro tem um limite de 12 parcelas, mas no ato da venda ao clicar na aba parcelapode ser inseridas mais quantidades.  

 


NFSE027 Como Cadastrar um cliente

Para realizar o cadastro de um cliente acesse menu Cadastro > T021 Cliente 

 

Ao acessar a tela de cliente irá aparecer a listagem dos clientes cadastrados, caso queira realizar alguma alteração bastar clicar no lápis no canto esquerdo, caso queira cadastrar um novo cliente temos duas opções ao lado direito. A primeira Novo Via RFBque é para pessoa jurídica, basta digitar o CNPJ da empresa. Caso o cadastro seja de uma pessoa física ir no botão NOVO, 

 

Nessa tela irá aparecer os campos para preencher dos dados do cliente. Preencher os campos: 

  • Código: O código será preenchido de forma automática e sequencial. 

  • Nome/Razão Social: Nome, para pessoa física. Razão social, para pessoa jurídica. 

  • Nome Fantasia: Para pessoa física, pode-se repetir o nome digitado no campo Nome/Razão social. Para pessoa jurídica, preencha com o Nome Fantasia da empresa. 

  • Tipo Cadastro: Marque a opção cliente, se o cliente for apenas um comprador, e ambos caso o cliente seja comprador e fornecedor. 

  • Tipo Pessoa: Altere para opção Física, caso seja pessoa física. 

  • CPF: CPF do cliente. 

  • Insc. Estadual: Inscrição Estadual varia a cada empresa, verifique com o cliente tipo pessoa jurídica se ele possui essa inscrição, pois este é um campo obrigatório para emissão de notas fiscais. Caso a empresa não tenha inscrição bastar marcar o campo Tipo Insc. Estadual como Não Contribuinte. 

  • Retenção: Marcar SIM caso haja alguma retenção de impostos para o cliente que está sendo cadastrado e abaixo na parte de RETENÇÕES marcar como SIM os impostos esse cliente irá reter. OBS: As alíquotas são configuradas na área de tributação, para isso consultar no manual de TRIBUTAÇÃO. 

 

  • Endereço: Preencher os campos manualmente ou informar o CEP para busca automática de endereço, após isso caso queira pode inserir alguma referência de endereço e dois campos para telefone. 

 

Após incluir as informações basta clicar no botão INCLUIR e seu cadastro será finalizado. 

 


NFSE028 Como cadastrar um Grupo produto.

Para realizar este cadastro, acesso o menu Cadastro> F011 Grupo de Produto. 

 

Irão aparecer os grupos de produtos já cadastrados, para inserir um novo Grupo clique em NOVO, localizado no canto superior direito. 

 

Ao clicar em NOVO, escreva a Descrição do grupo e clique em INCLUIR. 

 

Após cadastrar os grupos acesse o cadastro de Serviço (Menu Cadastro> F010 Serviço) para associa-los. 

 


NFSE029 Como cadastrar uma Tributação

Para realizar o cadastro de uma tributação acesse o menu Cadastro > F130-Tributação. 

 

 

Serão exibidas as tributações já cadastradas no sistema, que estão divididas entre os tributos de dentro do estado e os tributos de fora do estado. Para edita-las, clique no lápis  (lado esquerdo). 

  

 

Os tributos são divididos em abas pela sua incidência, no caso de prestadores de serviço, deverão ir na aba Serviço. Nesta aba aparecerão todos os impostos possíveis para incidir em uma NF-e de prestação de serviço, como por exemplo as retenções, localizadas na parte inferior da tela. Preencha os campos com suas devidas porcentagens (%), abaixo de retenções tem o campo Observação, tudo que for inserido neste campo sairá de forma automática em todas as Notas Fiscais emitidas, após inserção de todos esseos dados clique no botão Salvar (canto superior direito). Vale ressaltar que a configuração da tributação, depende do regime tributário de cada empresa. 
É indicado que essa configuração seja feita de forma conjunta com um dos nossos Analistasconsultando sempre o seu contador. 

 

Caso deseje realizar a criação de uma nova tributação acesse o menu Cadastro > F130-Tributação, clique no botão Novo (lado superior direito). Insira a descrição (campo obrigatório*), escolha aba (Serviço) para inserção dos dados tributários e clique no botão Incluir (lado superior direito). 

  

FAQ 

1 - Aonde eu consigo vincular essas tributações aos serviços? 

R: As tributações são vinculadas no cadastro de cada serviço, na aba tributação. (Conforme manual de cadastro de serviço) 


NFSE030 Como cadastrar um Serviço

Para cadastrar um serviço, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este serviço em uma NF-e. 

Para realizar o cadastro de um novo Serviço, acesse o Menu Cadastro > F010 Serviço. 

 

Irá aparecer a tela dos serviços já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior direito da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro. 



Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste serviço, código o próprio sistema  gera um sequencial automático, escreva o Nome do serviço, pesquise o Código de Serviço SEFAZ clicando na lupa () para selecionar,  Grupo de Serviço e logo em seguida clique em Incluir. 

 

Na aba Tributação, vincule uma Situação Tributaria já cadastrada no sistema (No menu Cadastro>  F130 Tributação). Clique em NOVOselecione a Empresa Emitente; UF (destino)  e Tributação. Após a vinculação, clicar na seta () que se encontra no inicio da linha a esquerda. 

 

FAQ. 

1- Consigo excluir um serviço? 

R: Se este serviço já foi relacionado a algum documento emitido, não irá conseguir exclui-lo. Após este procedimento, essa ação não poderá ser desfeita.  

 

2- Consigo alterar mais de um serviço de uma só vez? 

R: Sim, vá na relação dos serviços cadastrados, selecione os serviços que deseja fazer alteração e clique em Edição Expressa. Todos os campos selecionados irão ser alterados nos serviços selecionados na tela anterior.