CONTROLE

NFSE009 Como inutilizar NF-e.

Para inutilizar uma Nota o usuário deve certificar-se de que esta não foi utilizada, pois para fazer este procedimento a NF não deve constar na base de dados da Secretaria de Fazenda (SEFAZ). 

Acesse o menu Faturamento > F020 Monitor NF-e 

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema. A opção de Inutilizar estará no botão Ferramentas, localizada no canto inferior esquerdo. Logo em seguida clique em Inutilizar NF-e. 

 

Ao clicar em Inutilizar NF-e, é preciso informar a faixa que houve quebra de sequencia e uma justificativa para inutilização, após preenchimento dos campos clicar em OK.  

Exemplo 1: Foi emitida a Nota Nº 10, por motivos de ordem técnica a NF Nº 11 não foi emitida e logo em seguida foi utilizado a Nº 12, neste exemplo  preenche-se nos campos Nr Inicial e Nr Final o mesmo número, no caso 11.  

Exemplo 2: Foi emitida a Nota Nº 15 e logo em seguida foi emitida a Nº 20, é preciso inutilizar toda a faixa de 16 a 19, preenche-se nos campos Nr Inicial: 16 e Nr Final19. 

 

O sistema irá comunicar a SEFAZ que essa faixa não será mais utilizada.   

FAQ. 

  1. Como consultar as notas que foram inutilizadas? 

R: No próprio portal da SEFAZ existe uma consulta para notas inutilizadas, basta informar o CNPJ e o ano da inutilização.