CADASTRO

SM041 Como cadastrar um Plano de Contas

Plano de contas é a relação das contas de receitas e despesas de uma empresa em balanços e demonstrativos de resultado. Por ser basicamente uma forma de classificar todas as movimentações financeiras, ele traz organização e entendimento sobre a real situação financeira ao olhar, contas a pagar e a receber etc. 

Para conseguir efetuar o cadastro de um Plano de Contas acesse o menu Financeiro > Cadastro – Plano de Contas.


 

Aparecerá um Plano de Contas pronto, previamente cadastrado, dividido entre receitas e despesas, para alterar qualquer conta cadastrada clique no campo Descrição, coloque a nova nomenclatura e clique no disquete para atualizar. 


 

Caso necessite cadastrar um novo plano de contas, clique no botão Novo (canto superior esquerdo), e desça sua tela por completo.


 

Observe que foi aberto uma linha em branco no final do plano de contas. Insira primeiramente o código do Plano de Contas e depois a descrição, lembrando que o código deve seguir o padrão de três níveis conforme abaixo: 

·        Plano de Contas nível 1 – Código: 1 

·        Plano de Contas nível 2 – Código: 1.01 

·        Plano de Contas nível 3 – Código: 1.01.001 

Do lado direito da linha existe o campo Visualiza Balancete, caso queira ver esse novo plano de contas no relatório demonstrativo de receitas e despesas deixe marcado como sim, caso contrário marque como não. 
Após inserir as informações clique no botão  para incluir