CONTROLE

SV014 Como emitir uma Nota Fiscal.

Sempre VEST Lite - Faturamento - Controle - Nova Venda

Para emitir uma nota fiscal eletrônica acesse o menu Faturamento - Controle - Nova Venda

 


Na tela de venda, vá no campo cliente para selecionar qual o cliente será emitido o documento fiscal. No campo cliente existem duas lupas para realizar a pesquisa, a primeira lupa bastar clicar e digitar o nome do cliente que irá aparecer os resultados logo abaixo, a segunda lupa irá aparecer uma listagem de todos os clientes cadastrados podendo filtrar por Nome Fantasia, Razão Social e CNPJ. Após selecionar o cliente, inclua abaixo quem é o vendedor, qual é a forma de pagamento dessa venda, e qual é o prazo para pagamento dessa venda.

Certifique-se que no campo Documento, a opção escolhida seja Nota para produto ou Municipal para serviço e NFC-e para os cupons fiscais. No campo Observação, podem ser incluídos detalhes da venda ou dos produtos, é um campo “aberto”.  Após inserção desses campos clique no botão Incluir.

 


 Após clicar no botão Incluir, aparecerá a aba Itens, para a inclusão dos produtos. Poderá inserir o produto pelo código personalizado ou código do produto, selecione o produto inserindo o código ou clicando na primeira lupa para realizar a pesquisa pelo nome do produto ou na segunda lupa onde abrirá a janela com todos os produtos cadastros, confira a descrição e a unidade de medida. Insira então a quantidade, valor unitário, desconto onde terá a opção para inserir em percentual ou valor e clique no botão de INCLUIR.

(Verifique que abaixo aparece o bloco mostrando o desconto máximo permitido para o produto, informação sobre o saldo por local de estoque e 3 últimas vendas.)

Repita o processo para todos os produtos que deverão estar na venda.

 


Caso queira excluir algum produto, clique no botão de exclusão, para alterar clique no lápis. Após incluir todos os produtos, clique no botão Faturar.

 

Após faturar a nota, vai aparecer os botões Emitir Nfe e Preview Nfe. O botão Preview NF-e permite pré-visualizar a nota antes da emissão, e o botão Emitir NF-e, emite a nota. Caso a forma de pagamento esteja configurada para baixar o recebimento da venda ao faturar e necessite alterar a venda e a situação da mesma esteja como Baixada, é necessário acessar o menu Financeiro - Controle - Contas a Receber, selecionar o título e clicar em estornar, depois volte na venda e clique em Excluir Faturamento, faça as alterações necessárias clique em Salvar e depois em Faturar.

 



Após emitir a NF-e, a nota fiscal irá aparecer na tela para que possa imprimir, enviar por e-mail, baixar o PDF e gerar o Boleto. No canto inferior esquerdo aparece o botão Exibir XML Gerado, onde será possível visualizar o XML da NF-e emitida.