CONTROLE

SD521 Como utilizar a ferramenta de Conciliação via OFX.

SEMPRE DISTRIBUIDOR

Financeiro – Controle – N019 Conciliar OFX

Este manual contém o passo a passo de como utilizar a ferramenta de Conciliação via OFX, mostrando cada uma de suas funcionalidades.

Acesse Financeiro - Controle – N019 Conciliação OFX.



Aparecerá a tela de filtro, selecione o banco que deseja visualizar os registros e o mês de referência que deseja e clique em OK.


 

O sistema vai carregar a tela de conciliação com o filtro na parte superior de ano, mês e dia caindo primeiramente no dia 1° do mês de referência pesquisado. A data que estiver sendo visualizada aparecerá em azul, o dia, mês e ano que estiverem totalmente conciliados aparecerão na cor verde, os que tem registro, mas não foram concluídos em vermelho e os que não tem registro em cinza.

Clicando no dia desejado irá aparecer os registros com os dados do extrato do banco nas colunas da esquerda o valor e o status de cada registro que são: Aberto, Conciliado e Não conciliar.



Após esses campos temos os botões de ação para realizar a conciliação que são:

- Excluir o registro em caso de duplicidade ou por necessidade.

- Conciliar registro de acordo com a coluna LANÇAMENTO, onde o sistema irá localizar lançamentos já realizados manualmente no sistema que batem com o valor do extrato (caso localize mais de um registro basta selecionar qual se refere ao registro do extrato).

- Marcar registro como NÃO CONCILIAR (essa opção serve para registros que já foram lançados e baixados no financeiro, um exemplo é a emissão de boletos pelo sistema que já são baixados automaticamente e não pelo arquivo OFX).

- Anexar arquivo no lançamento, só é permitido ser feito quando o registro está com o status CONCILIADO (para anexar qualquer tipo de arquivo como recibo, comprovante de pagamento e etc... no lançamento do sistema). Clicando na opção irá aparecer a tela para inserir o arquivo, clique em NOVO para aparecer a linha depois vá em SELECIONAR ARQUIVO e localize o arquivo no seu computador, coloque a descrição que desejar e clique no certo () para finalizar.



- Pesquisar lançamentos no sistema que não foram sugeridos automaticamente pelo sistema.

- Caso não exista lançamento no sistema referente a esse registro essa opção é para criar um novo lançamento a partir dos dados do extrato, basta selecionar a conta contábil e Centro de Custo a que se refere, alterar o histórico caso queira e clique em CONCLUIR para concluir (o registro será lançado e baixado no sistema, nesse momento o status do registro irá mudar para CONCILIADO). Lembrando que nessa tela o usuário poderá marcar a opção Lançamento Automático para que o sistema faça a conciliação automática quando este tipo de lançamento ocorrer novamente.



- Realizar transferência (essa opção é para registros que se referem a transferências como por exemplo um saque ou depósito em dinheiro ou transferência entre contas). Irá aparecer a tela para selecionar a Moeda de origem caso seja um crédito ou Moeda destino caso seja um débito. Basta selecionar o correto, alterar o histórico caso queira e clicar em INCLUIR para finalizar (nesse momento o status do registro irá mudar para CONCILIADO).


 

Essas são as funcionalidades que temos disponíveis na ferramenta de Conciliação via OFX, que foram feitas para facilitar sua conciliação bancária e financeira no sistema Sempre. Em um cenário ideal na parte superior da tela o campo ano, mês e dia estarão verdes o que, como explicado anteriormente significa que todos os registros foram conciliados.

FAQ:

*Caso carregue o mesmo arquivo no sistema irá criticar?

                - Não. O sistema insere pelo código identificador e em alguns bancos esses códigos se repetem, nesses casos é necessário utilizar a opção de excluir o registro caso exista algum registro duplicado.

*É necessário que todos os registros fiquem com status CONCILIADO para concluir o dia?

                - Não. Os status de NÃO CONCILIAR já considera que aquele registro está concluído