CONTROLE

CTE001 Como emitir um CT-e

Para emitir um CT-e, o usuário deve assegurar-se de que o remetente e o destinatário estejam cadastrados no sistema, pois essa informação é indispensável para emissão deste documento. 

Acesso o Menu Faturamento > T008 Monitor CT-e 

Irá aparecer a relação dos CTES gerados pelo sistema, para fazer um novo clique em NOVO no canto superior direito. 

 

Ao clicar em novo, escolha qual será o Tipo de Serviço:  

NORMAL- Quando a Transportadora é contratada para fazer o transporte da mercadoria do destinatário ao remetente. 

SUBCONTRATAÇÃOQuando a Transportadora terceiriza esse serviço. Exemplo: a Transportadora X foi contratada para fazer um serviço, mas por algum motivo não irá conseguir, ela contratada a Transportadora Y para realizar o trecho. Neste tipo de serviço, a responsabilidade do frete perante o cliente, permanece como da Transportadora X.  

REDESPACHOEsse tipo de serviço é utilizado quando ao menos duas transportadoras estão envolvidas no processo da entrega. Exemplo: Transportado X coleta a mercadoria com o remetente e leva até a Transportadora Y, que por sua vez fica responsável pela finalização do serviço. 

REDESPACHO INTERMEDIÁRIOSemelhante ao serviço de Redespacho explicado anteriormente, o Redespacho Intermediário é a situação onde há ao menos 3 transportadoras envolvidas no transporte da carga. Por exemplo: Transportadora X coleta o material no remetente e o entrega para a Transportadora Y, que realiza o transporte em apenas uma parte do trajeto e por fim o transfere para a Transportadora Z, que fará a entrega até o destino final. Neste caso, Transportadora X caracteriza o tipo de serviço como Normal, Transportadora Y caracteriza o tipo de serviço como Redespacho Intermediário, e por fim, a Transportadora Z caracteriza o serviço como Redespacho.  

Selecione o Remetente, Destinatário, Data e hora prevista para entrega e clique em Incluir. 

 

Após clicar em Incluir, é preciso informar a(s) chave(s) de acesso da(s) NF-e(s) a ser(rem) vinculada(s) no CT-e. Clique em Novo para incluir. 

 

Ao clicar em novo, informe a chave de acesso e clique na seta a esquerda para inserir o registro. 

 

Após inserir a chave de acesso, clique na aba Segurologo em seguida clique em Novopara informar o seguro da carga. 

 

Ao inserir as informações da Seguradora, clique na seta a esquerda para gravar o registro.  

 

Clique na aba Serviço, insira as informações de valor, imposto e clique em Incluir. 

 

Após clicar em incluir, clique em Novo para detalhar o Serviço. 


Clique na Lupa() para selecionar um Serviço cadastrado no sistema, informe novamente o valor cobrado e clique na Seta a esquerda.  


Na aba Carga, é preciso informar alguns detalhes do produto a ser carregado. Obrigatoriamente informe qual o produto predominante e o valor deste produto, conforme Nota Fiscal e clique em Incluir. 

 

Clicando em Novo, irá informar qual a Unidade de Medida deste produto e logo em seguida clicará na Seta para incluir o registro.  

 

Na aba Rodoviário, informe o Número do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC)  e clique em Incluir. 

 

Na aba Impostos, dependendo do Regime Tributário da Empresa, será necessário informar a Base de Calculo do ICMS para que o sistema calcule o imposto. Após isso clique em Incluir 

 

Em seguida clique em Faturar. 

 

Após faturado, clique em Emitir CT-e. 


Após a Autorização do mesmo, selecione-o e clique em Imprimir CT-e. 

  

FAQ. 

  1. Qual o Prazo de cancelamento de um CT-e ? 

R: O prazo de cancelamento é de 7 dias ( 168 Horas) após a hora de Autorização do mesmo.