Manual de Instruções

Site: Universidade Sempre Tecnologia
Curso: Cadastro Sempre Emissor NF-e
Livro: Manual de Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: quarta-feira, 24 abr. 2024, 17:32

Descrição


CADASTRO

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:

NFE030 Como cadastrar um cliente

Para realizar o cadastro de um cliente acesse menu Faturamento > Cadastro> Cliente 


 

Ao acessar a tela de cliente irá aparecer a listagem dos clientes cadastrados, caso queira realizar alguma alteração bastar clicar no lápis no canto esquerdo, caso queira cadastrar um novo cliente temos duas opções ao lado esquerdo. A primeira, caso o cadastro seja de uma pessoa física, basta ir no botão NOVO. No Novo Via RFB que é para pessoa jurídica, basta digitar o CNPJ da empresa e clicar em consultar.

 


Ao clicar no Novo irá aparecer os campos para preencher dos dados do cliente. Preencher os campos: 

  • Tipo Pessoa: Altere para opção Física, caso seja pessoa física. 
  • CPF: CPF do cliente. 
  • Nome: Nome do cliente, para pessoa física. 
  • Nome Fantasia: Para pessoa jurídica, preencha com o Nome Fantasia da empresa. 
  • Insc. Estadual: Inscrição Estadual varia a cada empresa, verifique com o cliente tipo pessoa jurídica se ele possui essa inscrição, pois este é um campo obrigatório para emissão de notas fiscais. Caso a empresa não tenha inscrição bastar marcar o campo Tipo Insc. Estadual como Não Contribuinte no bloco de informações fiscais. 
  • Os campos Telefone, e-mail e contato são opcionais
  • Clique em avançar



NFE031 Como cadastrar uma forma de pagamento

Para realizar o cadastro de uma forma de pagamento acesse o menu Faturamento > Cadastro > Forma de Pagamento. 


 

Nessa tela irá aparecer as formas de pagamento cadastradas, para cadastrar uma nova ir no botão NOVO (canto superior esquerdo).


Abaixo os campos a serem preenchidos: 

Descrição - preencher o nome da forma de pagamento; 

 Indicador da Forma de Pagamento - à vista, à prazo e outros; 

Tipo Boleto - caso emita boleto por essa forma marcar como SIM; 

Observação/Obs. Nota – é possível configurar uma observação padrão para sempre que utilizar essa forma de pagamento ela aparecer na nota (o campo Obs. Nota tem que estar marcado como SIM); 

Vr. Mínimo Fat. - Nesse campo pode ser configurado um valor mínimo a ser faturado para essa forma. Exemplo: Forma de pagamento BOLETO não faturar abaixo de R$300,00 

Libera Venda – Marcar como SIM para liberar o faturamento da venda mesmo com notas em atraso, geralmente é utilizado na forma de pagamento DINHEIRO. 

Baixa automática - Quando marcado como SIM o financeiro (Contas a receber) é baixado automaticamente assim que a venda é faturada. 

Informações de pagamento - preencher a Forma de acordo com o nome/tipo da forma de pagamento cadastrada. (esse campo está vinculado a Sefaz logo ele que será considerado fiscalmente). Após preencher esses dados ir em INCLUIR para finalizar o cadastro. 



NFE032 Como cadastrar um grupo de produtos

Para realizar este cadastro, acesso o menu Faturamento - Cadastro> Grupo de Produto.

 

Irão aparecer os grupos de produtos já cadastrados, para inserir um novo Grupo clique em NOVO, localizado no canto superior esquerdo.



Ao clicar em NOVO, escreva a Descrição (campo obrigatório) do grupo e clique em INCLUIR. 


 

Após cadastrar os grupos acesse o cadastro de Produto (Menu Faturamento > Cadastro > Produto) para associa-los. 


 

NFE033 Como cadastrar uma Marca

Para realizar o cadastro de uma Marca acesse o menu Faturamento > Cadastro > Marca 


 

Na tela de marca, aparecerá a marca padrão, sendo está incluída de forma automática pelo sistema. Para edita-la clique no lápis  do lado esquerdo, em amarelo.


 

Após clicar no lápis, altere o nome no campo descrição e clique no botão Salvar. 


Para cadastrar uma nova marca vá em Cadastro > Marca e clique no botão Novo (lado esquerdo superior).


 

Inclua o nome da Marca no campo Descrição (campo obrigatório*), e clique no botão Incluir (canto superior direito). 
Repita esse processo para todas as Marcas que necessitem estar cadastradas no sistema. 


Após cadastrar as marcas acesse o cadastro de Produto (Menu Cadastro> F010 Produto) para associa-las. 



NFE034 Como cadastrar prazo

Para cadastrar um novo prazo, acesse o Menu Faturamento > Cadastro> Prazo. 


 

Irá aparecer a relação dos prazos já cadastrados no sistema, para cadastrar um novo prazo clique em NOVO, localizado no canto superior esquerdo. 


 

Após clicar em novo, escreva o nome do prazo no campo descrição, selecione o Tipo de Prazo (Prazo; Dia Fixo -Mês atual e Dia Fixo- Próximo Mês) e clique em INCLUIR. 

  • Prazo: Neste tipo de prazo o usuário pode escolher vários prazos para pagamento a partir da data da venda, como é o exemplo da venda parcelada. 

Nesta opção precisamos preencher também o(s) campo(s) “Prazo” na parte inferior, pois é com essa informação que o sistema irá calcular a(s) data(s) de vencimento. 

Se for habilitado o campo Mostrar percentual, o usuário irá conseguir definir se o sistema divide de forma diferente cada parcela. 


 

·         Dia Fixo – Mês atual: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, dentro do mês que está sendo feita a venda. Caso a venda tenha sido após o dia fixado, a data de vencimento sugerida vai ser a mesma de venda. 


·         Dia Fixo – Próximo mês: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, lembrando que será no mês subsequente ao da venda. 


Após cadastrados os prazos, podemos vincula-los ao cadastro de cliente. 

Acesse o Menu Cadastro>Cliente. 

Clique no lápis  do cliente desejado, para realizar a alteração vá no bloco informações de pagamento e vincule o prazo desejado no campo prazo e clique em salvar.  



NFE035 Como cadastrar um Produto

Para cadastrar um produto, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este produto em uma NF-e. 

Para realizar o cadastro de um novo Produto, acesso o Menu Faturamento> Cadastro > Produto.


 

Irá aparecer a tela dos produtos já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior esquerdo da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro. 


 

Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste produto. Código o próprio sistema gera um sequencial automático. Escreva o Nome do produto, selecione um Grupo e Marca, descendo a tela você poderá inserir imagens do produto e observações internas após isso clique em avançar. no campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) clique na lupa  para selecionar o código NCM e clique em INCLUIR.



No bloco unidade de medida preencher o campo unidade de medida com a descrição da unidade de medida que o produto será vendido, exemplo: UN, CX, KG.

No campo valor de venda você poderá sugerir o valor de venda do produto e no campo desconto máximo e peso do produto também, após isso clique em avançar.


 

Bloco informações fiscais, no campo origem da mercadoria escolher a origem da mercadoria. NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) clique na lupa  para selecionar o código NCM e clique em INCLUIR.

NFE036 Como cadastrar um Serviço

Para cadastrar um serviço, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este serviço em uma NF-e. 

Para realizar o cadastro de um novo Serviço, acesse o Menu Cadastro > Serviço. 


 

Irá aparecer a tela dos serviços já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior esquerdo da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro. 


Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste serviço, código o próprio sistema gera um sequencial automático, escreva o Nome do serviço, pesquise o Código de Serviço SEFAZ clicando na lupa  para selecionar e logo em seguida clique em Incluir. 


 

Na aba Tributação, vincule uma Situação Tributaria já cadastrada no sistema (No menu Cadastro> F130 Tributação). Clique em NOVO, selecione a Empresa Emitente; UF (destino) e Tributação. Após a vinculação, clicar na seta  que se encontra no início da linha a esquerda. 



NFE037 Como cadastrar uma tabela de preço

Para que seja realizado o cadastro de tabela de preço, o usuário deve assegurar que já exista algum produto com unidade de medida cadastrado no sistema, para que seja associado em sua devida tabela de preço. 

Para realizar o cadastro de uma tabela de preço acesse o menu Faturamento > Cadastro > Tabela de Preço. 


 

A tela em questão mostrará a tabela padrão, gerada pelo sistema (nesta tabela não é possível fazer alterações ou ajuste de preço, pois é uma tabela que emite as informações que integram o cadastro de produto). Clicando no botão NOVO(canto superior esquerdo), poderá ser inserido uma nova tabela de preço. 


 

Após clicar no botão novo, escreva a descrição (campo obrigatório*) da Tabela de Preço e clique em Incluir (canto superior direito). 


 

Ao incluir, aparecerá abaixo campos para a inclusão dos produtos. Na coluna Cód. clique na lupa  para visualizar os produtos já cadastrados, clique no botão selecionar para incluir o produto escolhido. 


 

Ao selecionar o produto, a descrição e a unidade de medida do produto serão carregadas automaticamente, caso haja necessidade de alteração da unidade de medida, clique no campo e selecione outra unidade de medida cadastrada. Em seguida temos o campo Valor, onde deverá ser inserido o preço de venda deste produto. Por último temos o campo Desc. Max.(%), onde deverá ser incluído a porcentagem(%) máxima de desconto permitida para a venda deste produto. Informe no campo Dt Vigor, a data que essas informações entraram em vigor. Após inserir os dados acima clicar no botão Incluir (canto superior direito). 
Repita esse processo para todos os produtos que necessitem estar nesta tabela de preço. 



NFE038 Como cadastrar um Transportador

Para realizar o cadastro de um transportador acesse o menu Faturamento > Cadastro > Transportador 


 

Na tela de transportador clicar no botão NOVO no canto superior esquerdo, para iniciar um novo cadastro. 


 

Após isso irá aparecer os campos para preencher os dados. Nessa tela é obrigatório os campos de Descrição, placa e UF placa. Recomendamos também que selecione a forma de cobrança de frete no campo Tipo Frete e que preencha o restante dos dados para ter um cadastro completo. Após preenchimento dos campos clique em INCLUIR para concluir seu cadastro. 


NFE039 Como cadastrar uma Tributação

Para realizar o cadastro de uma tributação acesse o menu Faturamento > Cadastro > Tributação. 


 

Serão exibidas as tributações já cadastradas no sistema, que estão divididas entre os tributos de dentro do estado e os tributos de fora do estado. Para edita-las, clique no lápis  (lado esquerdo).


 

Os tributos são divididos em abas pela sua incidência, então temos em sequência os tributos federais, tributos de serviço, tributos dos produtos, NFC-e, CT-e e os tributos municipais (específicos para as notas de serviços municipais). Escolha a aba que deseja inserir os tributos e faça a inclusão do mesmo. Vale ressaltar que a configuração da tributação, depende do regime tributário de cada empresa. 
É indicado que essa configuração seja feita de forma conjunta com um dos nossos Analistas. 


 

Caso deseje realizar a criação de uma nova tributação acesse o menu Cadastro > Tributação, clique no botão Novo (lado superior esquerdo). Insira a descrição (campo obrigatório*), escolha aba para inserção dos dados tributários e clique no botão Incluir (lado superior direito). 



NFE040 Como cadastrar vendedor/prestador

Para realizar o cadastro de um Vendedor acesse o menu Faturamento > Cadastro > Vendedor/Prestador 


 

Para cadastrar um novo vendedor vá em Cadastro > F017 Vendedor/Prestador e clique em no botão Novo (lado esquerdo superior).


 

Inclua no campo Nome (campo obrigatório*), o nome do Vendedor/Prestador. Para ter um cadastro completo de seu Vendedor/Prestador preencha os demais campos e abas (opcional), após inclusão dos dados, clique no botão Incluir (canto superior direito). 
Repita esse processo para cadastrar todos os Vendedores/Prestadores que necessitem estar cadastrados no sistema.