Manual de Instruções

CONTROLE

NFSE011 Como gerar uma nota complementar.

A nota complementar pode ser emitida em algumas situações previstas em legislação, elas são:  

I - No reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação; 

II - Na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal; 

III - na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original; 

IV - Para lançamento do imposto, não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo ou de classificação fiscal, ou outro, quando a regularização ocorrer no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original; 

V - Na data do encerramento das atividades do estabelecimento, relativamente à mercadoria existente como estoque final; 

VI - Em caso de diferença apurada no estoque de selos especiais de controle fornecidos ao usuário pelas repartições do fisco federal ou estadual para aplicação em seus produtos, desde que a emissão seja efetuada antes de qualquer procedimento do fisco. 

Para realizar este procedimento acesse o Menu Faturamento > F020 Monitor NF-e 

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF desejada () e clique em Ajustes Fiscais, logo em seguida clique em NF-e Complementar. 

 

O sistema irá duplicar essa nota, permitindo realizar as devidas alterações, a primeira delas independente da situação é a Descrição da Natureza da Operação, que deve ser informado que é uma Nota Complementar. Após alterar essa discrição, clique em Salvar. 

 

Ao Salvar, clique na Aba itens para realizar as alterações. Neste exemplo iremos destacar um imposto de ISS não destacado na primeira nota. Clique no lápis do item para editar o registro, após alterações clique em Atualizar. Lembrando que neste caso como estaremos completando impostos, as informações de Quantidade, Valor Unitário e Valor total deveram estar zeradas. 


Ainda na tela  de atualização de itens, clique em ISS e informe qual A Base de Calculo do ISS (Vr BC ISS), % ISS e Vr ISS, após preenchimento clique em Atualizar.      

 

Ao fazer as alterações, clique em Faturar. 

 

Clique em Preview, para visualizar a Nota antes de emitir.  


Após conferir se os dados da nota estão corretos, clique em Emitir NF-e. 

 

 Vale ressaltar que este procedimento deve ser feito com orientação da contabilidade, para que a nota seja emitida conforme a legislação.