Manual de Instruções

Site: Universidade Sempre Tecnologia
Curso: Faturamento Sempre PDV
Livro: Manual de Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: sábado, 18 mai. 2024, 10:53

CADASTRO

Veja os manuais disponíveis referentes a esse menu:

Como realizar o cadastro de uma etiqueta

Sempre PDV - Cadastro - Etiqueta Dinâmica

Para cadastrar um modelo de etiqueta, acesse o menu Cadastro - Etiqueta Dinâmica.   

 


Clicando no botão NOVO, no canto superior esquerdo da tela, conseguiremos criar um novo modelo de etiqueta.



Para cadastrar um novo modelo de etiqueta selecionar no campo MODELO DE ETIQUETA : Modelo editável

Realizar o preenchimento dos campos:

Nome da Etiqueta: inserir um nome para etiqueta e depois informar o tamanho da página Largura e Altura.

Alinhamento Etiqueta: Informar os tamanhos das Margens da Folha, Largura e Altura da etiqueta e Largura e Altura entre as etiquetas.

Código de Barras:  Informar a posição do código de barras, informar a largura e altura do código de barras.

Exibição: Vai selecionar quais as opções serão exibidas na etiqueta.

Exibição Etiqueta: no campo quantidade poderá selecionar a quantidade que será emitida das etiquetas, ao ir preenchendo as informações ou alterações clicar no botão Salvar/ Aplicar Alteração assim mostrará como será impressa a etiqueta.

 

 

OBS: Hoje o sistema já possui alguns modelos cadastrados, visualizar dentro do campo MODELO DE ETIQUETA, assim podendo verificar se o modelo desejado já existe e pulando toda essa parte de cadastra a etiqueta.

 

Para realiza uma impressão de etiqueta acessar o cadastro do produto em  Cadastro - Produto.



Aparecerá os produtos cadastros, para localizar os produtos mais rápidos utilize o botão Pesquisa Avançada.

 

Após clicar em Pesquisa Avançada, aparecerão diversos filtros para localizar o produto a ser emitido as etiquetas, poderão ser utilizados os campos Descrição do Produto, Marca e Grupo, entre outros, que servem para facilitar a busca. Clicar no botão Pesquisa (centro superior).

 

 

Após identificar os produtos desejados, selecionar um ou mais produtos no canto esquerdo e clicar no botão Etiqueta.

 

Após clicar no botão Etiqueta, será possível selecionar o modelo da etiqueta cadastrado anteriormente, assim que selecionar o modelo abrirá um PDF mostrando a Pré-Visualização de como será emitida a etiqueta e depois clicar no botão OK.

Após clicar no botão OK, poderá digitar caso queira alterar o Nome do produto, selecionar a Qtd. Etiquetas, Qtd. Vias e Unidade de medida, depois de realizar os devidos preenchimentos clicar em Visualizar Etiqueta.



Abrirá o arquivo com as etiquetas geradas podendo realizar o download ou impressão das mesmas.

 

 

 


Como cadastrar um Serviço.

Sempre PDV - Faturamento - Cadastro - Serviço

Para cadastrar um serviço, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este serviço em uma NF-e.

Para realizar o cadastro de um novo serviço, acesse o Faturamento - Cadastro - Serviço


 

Irá aparecer a tela dos serviços já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior esquerdo da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro.

 

Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste produto. Código o próprio sistema gera um sequencial automático. Escreva o Nome do serviço, selecione um Grupo, no campo Código do Serviço SEFAZ clicar na lupa para selecionar o correto (Obs. em caso de duvidas solicitar mais informações com o seu contador) depois clique em INCLUIR.


 

Após clicar em INCLUIR caso queira inserir um valor padrão do serviço para carregar na nota vá em unidade de medida e clique no lápis   para alterar.



Altere o campo Vr. Venda e clique em Salvar.

Na aba Tributação, já vem configurado as tributações para dentro e fora do estado, caso precise alterar basta clicar no lápis 

Após realizar as alterações clicar no ícone  para salvar a alteração.

 


Caso precise vincular uma nova tributação, Clique em NOVO inferior, selecione a Empresa Emitente; UF (destino) e Tributação. Após a vinculação, clicar no ícone   que se encontra no início da linha à esquerda, para incluir a tributação.

 


Como realizar o cadastro de cliente pessoa jurídica.

Sempre PDV - Faturamento - Cadastro - Cliente

Para realizar um cadastro de cliente pessoa jurídica acesse Faturamento - Cadastro - Cliente


 

Aparecerá todos os clientes já cadastrados, para cadastrar um novo, clique no botão Novo via RFB.



Digite o CNPJ do cliente e clique no botão Consultar.


Após clicar em Consultar, o sistema trará todas as informações fiscais do cliente, faltando apenas a inscrição estadual. Insira o contato e os telefones deste clique, na parte a baixo do endereço.



Descendo com a barra de rolagem, teremos os blocos:

Contato: Onde deverão ser incluídos o nome do contato nessa empresa e o e-mail, para envio de notas fiscais e boletos de forma automática.

Faturamento: Onde deverá ser vinculado o prazo padrão para esse cliente, a forma de pagamento padrão para esse cliente, se será possível alterar o vendedor na hora da venda e se existir um desconto no boleto para esse cliente, deve ser preenchido essa porcentagem de desconto no campo Desconto.

Fiscal: Se o CFOP estiver configurado por cliente deverá incluir o CFOP para cada cliente, poderá definir o documento que será emitido para o cliente, poderá configurar se deseja que envie automático a NF-e no e-mail do cliente e o boleto também.

Financeiro: Caso o cliente esteja em atraso, poderá bloqueá-lo no campo de liberação e colocando sua situação: sem crédito. Poderá nesse bloco definir também um limite de credito para esse cliente.


 

Passando a barra de rolagem para baixo, temos as opções dos dados complementares onde é possível vincular a área de atendimento, a rede de atendimento, o ramo de atividade, o vendedor responsável por esse cliente e a tabela de preço desse cliente (caso utilize a opção de tabela de preço por cliente). Após incluir essas informações, clique no botão Salvar.

Ainda nessa tela do cadastro do cliente temos as seguintes abas:



OBS.: Caso precise deixar alguma informação salva sobre esse cliente, lembrando que estas informações ficam salvas apenas no sistema não saindo nas notas fiscais.

OUTROS ENDEREÇOS: Caso o cliente tenha outros endereços é possível informar nesta aba (Ex. Endereço e entrega ou Cobrança)

Contato: Caso precise salvar outros contatos desse mesmo cliente (Ex. Ao cadastrar uma empresa onde fale com vários setores da empresa)

Relações de E-mails: Uma vez que foi informado o e-mail do cliente e na opção Envio de NF-e Automático selecionar a opção XML e PDF, ao emitir uma nota fiscal para esse cliente o sistema enviará um e-mail com o XML e PDV da nota fiscal.

 

Temos também o botão Ferramentas, onde é possível encontrar algumas informações sobre seu cliente dentro da opção CRM (Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente)

 

Ao ir no cadastro do cliente selecionado e clicar no botão Ferramentas e depois em CRM Aparecerá as seguintes opções:

Financeiro: Onde é possível verificar os títulos desse cliente

Cheque: Caso o cliente tenha realizado pagamento com cheque mostrará os cheques.

Saldos: Mostra caso o cliente possua saldo

Produtos e Serviços: Mostra quais os produtos foram vendidos ou os serviços que foram prestados para o cliente.

Últimos Preços: Mostra as últimas três compras, assim informando os valores comercializados dos produtos/serviços.


 

Como realizar o cadastro de um cliente Pessoa Física.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Cliente  

Para realizar um cadastro de cliente pessoa física acesse Faturamento - Cadastro - Cliente  



Aparecerá todos os clientes já cadastrados, para cadastrar um novo, clique no botão Novo (no canto superior esquerdo).



Ao clicar em novo, aparecerão na tela os seguintes campos para preencher com os dados do cliente. Preencher os campos: 

·         Código: O código será preenchido de forma automática e sequencial. 

·         Nome/Razão Social: Nome, para pessoa física. Razão social, para pessoa jurídica. 

·         Nome Fantasia: Para pessoa física, pode-se repetir o nome digitado no campo Nome/Razão social. Para pessoa jurídica, preencha com o Nome Fantasia da empresa. 

·         Tipo Cadastro: Marque a opção cliente, se o cliente for apenas um comprador, e ambos caso o cliente seja comprador e fornecedor. 

·         Tipo Pessoa: Altere para opção Física, caso seja pessoa física. 

·         CPF: CPF do cliente. 

·         Insc. Estadual: Inscrição Estadual varia a cada empresa, verifique com o cliente tipo pessoa jurídica se ele possui essa inscrição, pois este é um campo obrigatório para emissão de notas fiscais. Caso a empresa não tenha inscrição basta marcar o campo Tipo Insc. Estadual como Não Contribuinte

·         Retenção: Marcar SIM caso haja alguma retenção de impostos para o cliente que está sendo cadastrado e abaixo quais impostos esse cliente irá reter. 

·         Endereço: Preencher os campos manualmente ou informar o CEP para busca automática de endereço, após isso caso queira pode inserir alguma referência de endereço e dois campos para telefone. 

 

Descendo com a barra de rolagem, teremos os blocos:

Contato: Onde deverão ser incluídos o nome do contato nessa empresa e o e-mail, para envio de notas fiscais e boletos de forma automática.

Faturamento: Onde deverá ser vinculado o prazo padrão para esse cliente, a forma de pagamento padrão para esse cliente, se será possível alterar o vendedor na hora da venda e se existir um desconto no boleto para esse cliente, deve ser preenchido essa porcentagem de desconto no campo Desconto.

Fiscal: Se o CFOP estiver configurado por cliente deverá incluir o CFOP para cada cliente, poderá definir o documento que será emitido para o cliente, poderá configurar se deseja que envie automático a NF-e no e-mail do cliente e o boleto também.

Financeiro: Caso o cliente está em atraso, poderá bloqueá-lo no campo liberação e colocando sua situação: sem crédito. Poderá nesse bloco definir também um limite de crédito para esse cliente.

Passando a barra de rolagem para baixo, temos as opções dos dados complementares onde é possível vincular a área de atendimento, a rede de atendimento, o ramo de atividade, o vendedor responsável por esse cliente e a tabela de preço desse cliente (caso utilize a opção de tabela de preço por cliente). Após incluir essas informações, clique no botão INCLUIR.


 

Ainda nessa tela do cadastro do cliente temos as seguintes abas:



OBS.: Caso precise deixar alguma informação salva sobre esse cliente, lembrando que estas informações ficam salvas apenas no sistema não saindo nas notas fiscais.

OUTROS ENDEREÇOS: Caso o cliente tenha outros endereços é possível informar nesta aba (Ex. Endereço e entrega ou Cobrança)

Contato: Caso precise salvar outros contatos desse mesmo cliente (Ex. Ao cadastrar uma empresa onde fale com vários setores da empresa)

Relações de E-mails: Uma vez que foi informado o e-mail do cliente e na opção Envio de NF-e Automático selecionar a opção XML e PDV, ao emitir uma nota fiscal para esse cliente o sistema enviará um e-mail com o XML e PDV da nota fiscal.

Temos também o botão Ferramentas, onde é possível encontrar algumas informações sobre seu cliente dentro da opção CRM (Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente)



Ao ir no cadastro do cliente selecionado e clicar no botão Ferramentas e depois em CRM Aparecerá as seguintes opções:

Financeiro: Onde é possível verificar os títulos deste cliente

Cheque: Caso o cliente tenha realizado pagamento com cheque mostrará os cheques.

Saldos: Mostra caso o cliente possua saldo

Produtos e Serviços: Mostra quais os produtos foram vendidos ou os serviços que foram prestados para o cliente.

Últimos Preços: Mostra as últimas três compras, assim informando os valores comercializados dos produtos/serviços.


 


Como realizar o cadastro de um Grupo de Produto.

Sempre PDV - Faturamento - Cadastro - Grupo de Produto

Para realizar este cadastro, acesse Faturamento - Cadastro - Grupo de Produto


 

Irão aparecer os grupos de produtos já cadastrados, para inserir um novo Grupo clique em NOVO (lado esquerdo).



Ao clicar em NOVO, escreva a Descrição do grupo e clique em INCLUIR.


 

Após cadastrar os grupos acesse o cadastro de Produto (Menu Faturamento - Cadastro> F010 Produto) para associá-los, assim podendo entrar no cadastro de cada produto e escolhendo qual o grupo de produto ou selecionar vários produtos e ao clicar no botão OPERAÇÕES EM LOTE, tem a opção EDIÇÃO EXPRESSA onde é possível realizar a alteração de vários produtos ao mesmo tempo.



Como realizar o cadastro de um Prazo.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Prazo

Para cadastrar um novo prazo, acesse Faturamento - Cadastro - Prazo

 

 

Irá aparecer a relação dos prazos já cadastrados no sistema, para cadastrar um novo prazo clique em NOVO, localizado no canto superior esquerdo.


 

Após clicar em novo, escreva o nome do prazo no campo descrição, selecione o Tipo de Prazo (Prazo; Dia Fixo -Mês atual e Dia Fixo- Próximo Mês) e clique em INCLUIR.

·         Prazo: Neste tipo de prazo o usuário pode escolher vários prazos para pagamento a partir da data da venda, como é o exemplo da venda parcelada.

Nesta opção precisamos preencher também o(s) campo(s) “Prazo” na parte inferior, pois é com essa informação que o sistema irá calcular a(s) data(s) de vencimento.

Se for habilitado o campo Mostrar Percentual, o usuário irá conseguir definir se o sistema divide de forma diferente cada parcela.


 

·         Dia Fixo – Mês atual: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, dentro do mês que está sendo feita a venda. Caso a venda tenha sido após o dia fixado, a data de vencimento sugerida vai ser a mesma de venda.

 


·         Dia Fixo – Próximo mês: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, lembrando que será no mês subsequente ao da venda.


 

Após cadastrados os prazos, podemos vincula-los ao cadastro de cliente.

Acesse o Menu Faturamento> Cadastro> F009 Cliente.

Clique no lápis () do cliente desejado, para realizar a alteração.

 

FAQ.

1-      Consigo cadastrar um prazo com mais de 12 parcelas?

 

R: Não, o cadastro tem um limite de 12 parcelas, mas no ato da venda ao clicar na aba parcela, pode ser inseridas mais quantidades.

 


Como cadastrar um produto.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Produto

Para cadastrar um produto, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este produto em uma NF-e.

Para realizar o cadastro de um novo Produto, acesse Faturamento - Cadastro - Produto.


 

Irá aparecer a tela dos produtos já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior esquerdo da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro.


 

Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste produto. Código o próprio sistema gera um sequencial automático. Código Personalizado vai informar o código de barras que possui no produto ou o que é gerado na balança, também pode ser um código interno para seu controle, caso não queira usar o código personalizado, pode deixar o campo em branco (Obs. Para utilizar o leitor de códigos de barras bipando no frente de caixa é preciso informar o código de barras) Escreva o Nome do produto, selecione um Grupo, uma Marca, no campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) clique na lupa    para pesquisar qual o correto e depois selecionar. (obs. Em caso de duvidas utilizar o mesmo que está informado na nota de compra da mercadoria ou entrar em contato com o seu contador), caso haja pagamento de comissão por produto insira o percentual no campo Comissão, insira no campo Estoque Mínimo a quantidade que deseja ser alertado para realizar nova compra deste produto, após preencher esses campos clique em INCLUIR.  

Obs: O campo Qtd. Estoque não deve ser preenchido antes de informar a unidade de medida do produto.


 

Após clicar em INCLUIR o sistema irá direcionar para aba Unidade de Medida. E mostrará a mensagem informando que a unidade de medida não foi cadastrada, clicar no OK, e depois clicar no botão NOVO (inferior) para adicionar uma nova unidade de medida a este produto.  


 

Ao clicar em novo, preencha o campo UNIDADE pesquisando na Lupa    e selecionando a sigla da Unidade de Medida desejada.  Ordem de Fator será preenchida de forma automática de acordo com a quantidade de unidades de medida que este produto possa ter, o Fator Conversão é a quantidade a ser vendida.  Vr. Custo e Vr. Venda podem ser informados no momento do cadastro, o sistema irá sugerir o valor de venda no ato da realização de uma venda, podendo ter alteração de acordo a permissão de cada usuário. Após preenchimento destes campos, clicar em INCLUIR.

 

(obs.: existem casos de produtos que são comprados e vendidos em caixa, fardo ou grade etc, com 12 unidades e também vendido apenas 1 unidade, neste caso esse produto precisa ter duas unidades de medidas cadastradas, procedimento para ter um controle de estoque exato.)

Exemplo abaixo:


 

Após criar a unidade de medida do produto, vai aparecer a opção de cadastrar o Combo Kit, onde é possível vincular os produtos que fazem parte do combo ou kit. Para realizar o cadastro basta clicar no botão NOVO, no campo Produto selecionar ou pesquisar digitando o nome do produto, selecionar qual a UND. (Unidade de Medida) e informar a Quantidade a ser utilizada, após os preenchimentos dos campos clicar no ícone para gravar as informações.



(Obs. podem ser inseridos diversos itens no Combo Kit, ao selecionar um produto com cadastro de Combo Kit em uma venda, apenas os itens mencionados no combo kit será realizada a baixa no estoque.)

Na última parte da unidade de medida, temos a Descrição Adicional, campo utilizado caso seja necessária alguma informação extra desse produto, a mesma sairá junto ao item ao emitir uma NF-e, após digitar a clicar no botão SALVAR.


 

Na aba Tributação, já vem configurado com as tributações para dentro e fora do estado, caso precise alterar basta clicar no lápis 

Após realizar a alteração clicar no ícone para salvar a alteração. 

 

Caso precise vincular uma nova tributação, Clique em NOVO inferior, selecione a Empresa Emitente; UF (destino), Tributação, para alterar o Tipo utilizar a rolagem da página para baixo e depois para esquerda assim podendo escolher se é VENDA, COMPRA OU DEVOLUÇÃO. Após a vinculação, clicar no ícone        que se encontra no início da linha à esquerda, para incluir a tributação.


 

Na aba imagem, poderá vincular uma imagem do produto para demonstração ao cliente.



Na aba observação, é possível inserir informações, especificações sobre este produto, opção para controle interno.



Na aba estoque é possível visualizar a quantidade total do estoque desse item.


FAQ.

 

1 – Consigo duplicar um produto?

R: Sim, na relação de produtos cadastrados temos a opção de duplicar, selecione-o marcando a caixinha localizada a esquerda de cada item e vá no botão Operações em lote e clique em Duplicar Produto.

2- Consigo excluir um produto?

R: Se este produto já foi relacionado a algum documento emitido, não irá conseguir exclui-lo. Após este procedimento, essa ação não poderá ser desfeita, porém é possível realizar a inativação do produto.

3- Consigo alterar mais de um produto de uma só vez?

R: Sim, vá na relação dos produtos cadastrados, selecione os produtos que deseja fazer alteração e clique em Edição Expressa. Todos os campos selecionados irão ser alterados nos produtos selecionados na tela anterior.

 


Como realizar o cadastro de um Transportador.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Transportador  

Para realizar o cadastro de um transportador acesse Faturamento - Cadastro - Transportador 

  

Para realizar o cadastro de um novo transportador clique no botão Novo (canto superior esquerdo). 

 

Aparecerão na tela os campos para preenchimento do transportador, para emissão do MDF-e e CT-e, todos os campos na parte de dados e endereço no cadastro do transportador devem ser preenchidos, sem exceção. Ponto de atenção para os campos como RNTC, TIPO RODADO E TIPO CARROCERIA, não devem ficar em branco, assim como os demais. Caso não sejam preenchidos todos os campos no cadastro do transportador, quando for emitir o MDF-e ou CT-e, poderá acontecer rejeições pela falta de informações nestes campos e impossibilitando a emissão do documento fiscal. Após preenchimento dos campos, faça a inclusão do transportador clicando no botão Incluir (canto superior direito). 

 

Caso o veículo tenha reboque preencha os dados do reboque após a inclusão do transportador. 




Como realizar um cadastro de Vendedor/Prestador.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Vendedor/Prestador

Para realizar o cadastro de um Vendedor acesse Faturamento - Cadastro - Vendedor/Prestador



Ao ir em F017 Vendedor/Prestador, clique no botão Novo (lado esquerdo superior).


 

Inclua no campo Nome (campo obrigatório*), o nome do Vendedor/Prestador. Para ter um cadastro completo de seu Vendedor/Prestador preencha os demais campos e abas (opcional), após inclusão dos dados, clique no botão Incluir (canto superior direito).
Repita esse processo para cadastrar todos os Vendedores/Prestadores que necessitem estar cadastrados no sistema.

 


FAQ

1 – Realizando o cadastro do Vendedor/Prestador ele já consegue acessar o sistema?

R: Não, o cadastro de vendedor/prestador é para controle das vendas. Caso o vendedor/prestador precise de acesso ao sistema, faça o cadastro dele como usuário.

2 – Consigo através do sistema controlar as comissões dos meus vendedores?

R: Sim, ao lado direito do campo Nome, existe o campo comissão, inclua neste campo a porcentagem (%) de comissão que deseja pagar para o seu Vendedor/Prestador. Após incluir essa informação poderá controlar as comissões de duas formas, sendo elas por: liquidez ou por faturamento.


Como realizar o cadastro de uma forma de pagamento.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Forma de Pagamento.

Para realizar o cadastro de uma forma de pagamento acesse Faturamento - Cadastro - Forma de Pagamento.



Nesta tela irão aparecer as formas de pagamento existentes, para cadastrar uma nova ir no botão Novo localizado no canto superior esquerdo.


Abaixo os campos a serem preenchidos:

Descrição - Preencher o nome da forma de pagamento;

 Indicador da Forma de Pagamento - À vista, à prazo e outros;

Tipo Boleto - Caso emita boleto por essa forma marcar como SIM;

Tipo Cartão – Marque como sim caso a forma de pagamento seja cartão de débito ou crédito.

Observação/Obs. Nota – É possível configurar uma observação padrão para sempre que utilizar essa forma de pagamento ela aparecer na nota (o campo Obs. Nota tem que estar marcado como SIM);

Vr. Mínimo Fat. - Nesse campo pode ser configurado um valor mínimo a ser faturado para essa forma. Exemplo: Forma de pagamento BOLETO não faturar abaixo de R$300,00

Libera Venda – Marcar como SIM para liberar o faturamento da venda mesmo com notas em atraso, geralmente é utilizado em uma forma de pagamento à vista.

Baixa automática - Quando marcado como SIM o financeiro (Contas a receber) é baixado automaticamente assim que a venda é faturada, vincule um detalhe para funcionar corretamente.

Informações de pagamento - Preencher a Forma de acordo com o nome/tipo da forma de pagamento cadastrada. (esse campo está vinculado a Sefaz logo ele que será considerado fiscalmente).

Após preencher esses dados ir em Incluir para finalizar o cadastro.


 


Como realizar o cadastro de uma marca.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Marca.

Para realizar o cadastro de uma Marca acesse Faturamento - Cadastro - Marca.



Na tela de marca, aparecerá a marca padrão, sendo incluída de forma automática pelo sistema. Para editá-la clique no lápis  (do lado esquerdo, em amarelo).


 

Após clicar no lápis, altere o nome no campo descrição e clique no botão Salvar.


 

Para cadastrar uma nova marca clique no botão Novo.


 

Inclua o nome da Marca no campo Descrição (campo obrigatório*), e clique no botão Incluir (canto superior direito). Repita esse processo para todas as Marcas que necessitem estar cadastradas no sistema.

 

FAQ

1 – Há limites de Marcas que podem ser cadastradas no sistema?

R: Não, repetindo o processo ensinado acima, podem ser cadastrados incontáveis tipos de marcas


Como realizar o cadastro de uma Tabela de Preço.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Tabela de Preço

Para que seja realizado o cadastro de tabela de preço, o usuário deve assegurar que já exista algum produto com unidade de medida cadastrado no sistema, para que seja associado em sua devida tabela de preço.

Para realizar o cadastro de uma tabela de preço acesse Faturamento - Cadastro - Tabela de Preço

 

 

A tela em questão mostrará a tabela padrão, gerada pelo sistema (nesta tabela não é possível fazer alterações ou ajuste de preço, pois é uma tabela que emite as informações que integram o cadastro de produto.

Clicando no botão NOVO (canto superior esquerdo), poderá ser inserido uma nova tabela de preço.


 

Após clicar no botão novo, escreva a descrição (campo obrigatório*) da Tabela de Preço e clique em Incluir (canto superior direito).


 

Ao incluir, aparecerá abaixo campos para a inclusão dos produtos. Na coluna Cód. clique na lupa   para visualizar os produtos já cadastrados, clique no botão selecionar para incluir o produto escolhido.

 

Ao selecionar o produto, a descrição e a unidade de medida do produto serão carregadas automaticamente, caso haja necessidade de alteração da unidade de medida, clique no campo e selecione outra unidade de medida cadastrada. Em seguida temos o campo Valor, onde deverá ser inserido o preço de venda deste produto. Por último temos o campo Desc. Max. (%), onde deverá ser incluído a porcentagem (%) máxima de desconto permitida para a venda deste produto. Informe no campo Dt Vigor, a data que essas informações entrarão em vigor. Após inserir os dados acima clicar no botão Incluir (canto superior direito).
Repita esse processo para todos os produtos que deseje incluir nesta tabela de preço.


 

O sistema também oferece a opção da tabela promocional ao selecionar a opção SIM para tabela promocional? E clicar no botão SALVAR.


Com essa função poderá ser informado qual o período da promoção, informando a data de início e data fim da promoção, assim dentro do período informado será comercializado os produtos com os valores informado nessa tabela.


FAQ.

 

1 - Consigo duplicar uma tabela de preço já cadastrada?

R: Na tela de tabela de preço, selecione a tabela que deseja duplicar e clique no botão Duplicar Tabela, após isto inclua o percentual de ajuste desejado e clique em Ok.
Uma nova tabela será criada, com os valores reajustados de acordo com porcentagem (%) incluída.

2 - Consigo ajustar o preço de venda de todos os produtos de uma tabela?

R: Sim. Na tela de tabela de preço selecionar a tabela que deseja realizar a alteração e clicar no botão Ajustar Preço, aparecerão então as opções de ajustar preço e Desconto máximo, após incluir essas informações clicar no botão Ok.

 


Como realizar o cadastro de uma tributação.

Sempre PDV – Faturamento - Cadastro - Tributação

Para realizar o cadastro de uma tributação acesse Faturamento - Cadastro - Tributação.


 

Serão exibidas as tributações já cadastradas no sistema, que estão divididas entre os tributos de dentro do estado e os tributos de fora do estado. Para editá-las, clique no lápis (lado esquerdo).


Os tributos são divididos em abas de acordo com a sua incidência, a primeira aba é a Federal, todos os impostos federais que forem incidentes em sua empresa devem ser preenchidos nesta aba. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.



Na aba Serviço, serão preenchidos todos os impostos e retenções incidentes pela sua empresa, tem também nesta aba o campo observação, que serve para a inserção de exigências fiscais como, por exemplo, o nome e telefone do PROCON, etc. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.


 

Na sequência a aba a ser preenchida é a de Produto, nesta aba serão preenchidos todos os impostos estaduais incidentes pela sua empresa, como por exemplo, o ICMS, tem também nesta aba o campo observação, que serve para a inserção de exigências fiscais como, por exemplo, o nome e telefone do PROCON, etc. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.

 

Em NFC-e para emissão de cupom Fiscal, na aba o campo observação, que serve para a inserção de exigências fiscais como, por exemplo, o nome e telefone do PROCON, etc. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.



Caso deseje realizar a criação de uma nova tributação acesse Faturamento – Cadastro - Tributação, clique no botão Novo (lado superior direito). Insira a descrição (campo obrigatório*), preencha os tributos conforme indicado acima e após a inserção dos dados tributários clique no botão Incluir (lado superior direito).



 

FAQ

1 - Aonde eu consigo vincular essa tributação aos produtos?

R: As tributações são vinculadas no cadastro de produto, na aba tributação. (segue manual para cadastro de produto)

2 – Como posso saber qual é a porcentagem a ser colocada nos campos da tributação?

R: Toda a parte de tributação deve ser tratada diretamente com o contador, então para que a configuração da tributação esteja certa, favor contatar sua contabilidade.


CONTROLE

Veja os manuais disponíveis referentes a esse menu:

Como emitir Notas fiscais em lote.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Venda.

Para conseguir emitir notas fiscais em lote é necessário que já existam as notas fiscais no sistema, mas, sua situação deve ser em digitação, para que assim possam ser emitidas em lote.

Para efetuar a emissão das notas fiscais em lote acesse o menu Faturamento – Controle - Venda.


 

Apareceram então diversos filtros para auxílio na pesquisa das notas fiscais que deseja faturar e emitir em lote. Poderão ser utilizados os campos Dt. Venda e Situação (digitação), que servem para facilitar a busca pelas notas fiscais que serão emitidas em lote. Após utilizar os filtros, clique no botão Pesquisa (no centro superior). Caso queira visualizar na tela todas as notas fiscais, clique apenas no botão Pesquisa .


 


Selecione as notas fiscais do lado esquerdo e clique no botão Faturar.


Para emitir a notas fiscais, clique no botão Gerar Lote (lado superior direito).

Aparecerão todos os PDF, das respectivas notas fiscais selecionadas, para imprimi-las clique no ícone da impressora (do lado direito).

 

 

FAQ

1 - Consigo emitir pedidos em lote?

R: Sim, o mesmo processo que é feito para as notas fiscais pode ser feito com os pedidos. Podendo também ser emitidos notas fiscais e pedidos juntos.

 


Como realizar o cancelamento de uma Nota Fiscal.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e.

Para cancelar uma NF-e o usuário deve assegurar-se do prazo de cancelamento, que para este tipo de documento é de 24h após a emissão e que a situação desta esteja como Autorizada o uso da NF-e.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - Monitor NF-e.


 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais emitidas no sistema, selecionea NF-e desejada e clique em CANCELAR.


 

Ao clicar em Cancelar o sistema irá solicitar que informe uma Justificativa para o cancelamento, após isso clique em CONTINUAR. Caso essa nota fiscal esteja com o financeiro baixado, irá aparecer a mensagem em azul, informando que o Contas a receber deste título será estornado/Excluído.


 

O sistema irá atualizar a situação desta Nota para Cancelamento de NF-e Homologado.

 

 

FAQ.

1-      O que fazer caso passe o prazo de cancelamento da Nota?

R: Caso tenha sido uma nota de venda, o aconselhado é que seja emitida uma NF de Devolução de Venda. É de extrema importância consultar a sua Contabilidade para realizar tal processo.


Como consultar as comadas abertas no sistema web (retaguarda)

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Comanda.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - Comanda.


 

 Aparecerá todas as comandas abertas no sistema frente de caixa (PDV) ou no aplicativo celular, poderá ser feito o controle das mesmas pelo sistema web, verificado a situação da mesma, ao clicar no lápis     será possível verificar os itens consumidos na comanda e também realizar o Fechamento da mesma.

 



Como duplicar uma venda.

Sempre PDV- Faturamento – Controle - Venda.

Para conseguir duplicar uma Nota Fiscal ou Pedido é necessário que já exista um registro de venda no sistema, para que a mesma possa ser duplicada.

Para efetuar a duplicação de uma NF-e acesse o menu Faturamento – Controle - Venda..



Aparecerão diversos filtros para auxílio na pesquisa da NF-e que deseja duplicar. Para esse exemplo serão utilizados os campos, Venda, Cliente e Dt. Venda, após os preenchimentos dos campos, clicar em Pesquisa. Caso queira visualizar todas as NF-e verifique o campo de Dt. Venda, selecione Todo o período e clique no botão Pesquisa.


 

Caso tenha feito os filtros necessários, aparecerá apenas a NF-e filtrada anteriormente. Caso não tenha selecionado nenhum filtro vai trazer as NF-e emitidas nos últimos 7 dias. Para duplicar a NF-e, selecione a mesma do lado esquerdo e clique no botão Duplicar Venda.

 

Após efetuar o processo de duplicação, na tela aparecerá a NF-e duplicada, caso não haja alterações a serem feitas, é só finalizá-la clicando no botão Faturar e logo após no botão Emitir NF-e. (Conforme manual de Emissão de NF-e). 


FAQ

1 - Qual é a data da NF-e que é duplicada?

R: A NF-e duplicada fica com a data do dia da duplicação.

2 - A NF-e duplicada vem igual a NF-e de origem?

R: Sim, a NF-e duplicada vem exatamente igual a de origem, caso haja a necessidade de alteração, pode ser realizada a alteração antes do processo de “Faturar” e “Emitir” a NF-e.

 

 

 

 

 


Como emitir 2ª via de NF-e

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e

Para emitir uma segunda via o usuário deve assegurar-se de que a nota esteja com a situação: Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e Homologado.

Acesse o menu Faturamento – Controle - Monitor NF-e


 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais emitidas no sistema, selecionea NF-e desejada e clique em 2ª Via NF-e. 


 

Após clicar na 2ª via, a nota fiscal irá aparecer na tela para que possa imprimir novamente, enviá-la por e-mail, baixar o PDF e gerar o Boleto. No canto inferior esquerdo aparece o botão Exibir XML Gerado, onde será possível visualizar o XML da NF-e emitida.


 

Também é possível emitir a 2ª via da NF-e através do menu Faturamento – Controle - Venda.


 

Podendo realizar a pesquisa da NF-e em questão, utilizando os campos, Nr. Nota, Cliente e Dt. Venda, após os preenchimentos dos campos, clicar em Pesquisa.


 

Após clicar em Pesquisa, abrirá a tela de Consulta de Venda, trazendo a venda conforme a pesquisa realizada, agora basta clicar no lápis     .  


 

Vai abrir a tela da venda, agora basta clicar no botão Ferramentas inferior e depois em 2ª via NF-e, assim a nota fiscal irá aparecer na tela para que tenha a opção de imprimir novamente, enviá-la por e-mail, baixar o PDF e gerar o Boleto. No canto inferior esquerdo aparece o botão Exibir XML Gerado, onde será possível visualizar o XML da NF-e emitida.



 

 

FAQ.

1-    Posso imprimir novamente uma Nota Fiscal cancelada?

R: Sim, ao solicitar uma 2ª via de uma nota que esteja com a situação cancelada, irá aparecer uma tarja em vermelho (NF-e CANCELADA).

 


Como enviar notas para contabilidade.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e 

Ao fazer este procedimento o usuário deve verificar a situação das notas fiscais, pois estas com situações diferentes de Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e homologado não serão enviadas. O recomendado é sempre enviar estes documentos no início do mês, verifique com sua contabilidade o prazo limite para envio. 

Acesse o Menu Faturamento – F020 Monitor NF-e 

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais emitidas no sistema, clique na opção Exportar XML e logo em seguida clique em Contabilidade.

 

Após clicar em Contabilidade, iremos selecionar o período, lembrando que o sistema sempre irá sugerir o mês anterior, pois este procedimento deve ser feito no início do mês. Clique em Exportar XML.

 


Escolha o tipo de arquivo a ser enviado e clique em Gerar Arquivo.

 

Ao clicar em Gerar Arquivo, poderá baixar o arquivo das notas, clicando no ícone     ou enviar por E-mail.



O sistema irá sugerir o e-mail da contabilidade, podendo ser alterado ou acrescentado mais de um e-mail, separando-os por ponto e vírgula (;). Insira um assunto e mensagem, ou selecione um modelo de e-mail (caso queira realizar o cadastro de modelo de e-mail específico, verificar o manual de cadastro de modelo de e-mail) selecionar o modelo desejado. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL.


Como enviar uma nota por e-mail.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e

Para enviar uma NF-e o usuário deve assegurar-se que a situação da nota esteja Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e Homologado.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - Monitor NF-e


Aparecerá a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF-e desejada e clique em E-MAIL.


Neste momento o usuário pode digitar o e-mail, incluir algum anexo para ir junto a NF-e, enviar também o boleto e modelo de e-mail, o sistema vai enviar o modelo TRADICIONAL, (caso queira realizar o cadastro verificar o manual de cadastro de modelo de e-mail) e selecionar o modelo desejado. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL.


Mostrará a imagem com a confirmação do envio da NF-e.


 

FAQ

1-      Posso enviar uma nota para mais de um e-mail?

R: Sim, basta separa-los com ponto e vírgula (;)

2-      Posso enviar mais de uma nota por vez?

R: Sim, o usuário só deve se atentar para que estes e-mails estejam configurados nos cadastros destes clientes, pois neste momento o sistema não dará a opção de digitar um e-mail.  


Como gerar uma NF-e a partir de um pedido.

Sempre PDV - Faturamento – Controle – Venda.

Para conseguir gerar uma Nota Fiscal de um pedido é necessário que já exista um pedido no sistema.

Para efetuar a NF-e através do pedido acesse o Faturamento – Controle – Venda.

 

Aparecerão diversos filtros para auxílio na pesquisa do pedido que deseja gerar a NF-e. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Nr. venda, Documento, entre outros, que servem para facilitar a busca pelo pedido que deseja gerar a NF-e.


Caso queira visualizar todos os pedidos, clique apenas no botão Pesquisa (no centro superior).

Caso tenha realizado os filtros necessários, aparecerá apenas o pedido filtrado anteriormente. Caso contrário aparecerão todos os pedidos gerados nos últimos 7 dias. Para gerar uma NF-e de um pedido, selecione o mesmo do lado esquerdo e clique no botão Pedido p/ NFe.



Aparecerá uma tela informando que foi gerado com sucesso o Pedido para NF-e, clicar em OK



Aparecerá então a NF-e (referente ao pedido que foi selecionado) em digitação em sua tela, selecione a NF-e (lado esquerdo) e clique no botão Faturar.


Para finalizar a NF-e clique no botão Gerar Lote (lado direito), que finalizará a NF-e, emitindo-a e gerando seu devido PDF.


Após o PDF da NF-e aparecer, poderá então enviar a NF-e por e-mail, fazer o download ou imprimi-la.


FAQ

1 – Consigo gerar uma NF-e selecionando mais de um pedido?

R: Sim, para aprender a emitir uma NF-e selecionando mais de um pedido, veja nosso tutorial de como emitir pedido para NF-e agrupado.


Como gerar uma NF-e agrupando diversos pedidos.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Venda

Para conseguir gerar uma NF-e agrupando diversos pedidos é necessário que já existam esses pedidos no sistema.

Para efetuar a NF-e através de vários pedidos acesse o menu Faturamento – Controle - Venda


 

Aparecerá diversos filtros para auxílio na pesquisa do pedido que deseja gerar a NF-e. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Documento, entre outros, que servem para facilitar a busca pelos pedidos que deseja gerar a NF-e. Caso queira visualizar todos os pedidos, clique apenas no botão Pesquisa (no centro, superior).


 

Caso tenha realizado os filtros necessários, aparecerá apenas os pedidos filtrados anteriormente. Caso contrário aparecerão todos os pedidos gerados nos últimos 7 dias. Para gerar uma NF-e agrupando vários pedidos, selecione os pedidos do lado esquerdo e clique no botão Pedido p/ NFe – Agrupado. Aparecerá a opção de agrupar ou não os itens contidos nesses pedidos.  Clicar na opção desejada, vai abrir uma tela informando que foram agrupados os pedidos, clicar em OK (vale lembrar que só podem ser agrupados, pedidos para o mesmo cliente).


 

Após parecerá então a NF-e (referente aos pedidos que foram selecionados) em digitação em sua tela, selecione a NF-e (lado esquerdo) e clique no botão Faturar.



Para finalizar a NF-e clique no botão Gerar Lote (lado direito), que finalizará a NF-e, emitindo-a e gerando seu devido PDF.



Após o PDF da NF-e aparecer, poderá então enviar a NF-e por e-mail, ou imprimi-la.



Como inutilizar a numeração de uma NF-e

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e.

Para inutilizar uma Nota o usuário deve certificar-se de que esta não foi utilizada, pois para fazer este procedimento a NF não deve constar na base de dados da Secretaria de Fazenda (SEFAZ).

Acesse o Faturamento – Controle - Monitor NF-e.


 

Aparecerá a relação das Notas Fiscais emitidas no sistema. A opção de inutilizar estará no botão Ferramentas, localizada no canto inferior esquerdo. Logo em seguida clique em Inutilizar NF-e.


Ao clicar em Inutilizar NF-e, é preciso informar a faixa que houve quebra de sequência e uma justificativa para inutilização, após preenchimento dos campos clicar em OK.

 

Exemplo 1: Foi emitida a Nota Nº 1821, por motivos de ordem técnica a NF-e Nº 1822 não foi emitida e logo em seguida foi utilizado a Nº 1823, neste exemplo preenche-se nos campos Nr. Inicial e Nr. Final o mesmo número, no caso 1822.

Exemplo 2: Foi emitida a Nota Nº 15 e logo em seguida foi emitida a Nº 20, é preciso inutilizar toda a faixa de 16 a 19, preenche-se nos campos Nr. Inicial: 16 e Nr. Final: 19.

O sistema irá comunicar a SEFAZ que essa faixa não será mais utilizada.

FAQ.

1-      Como consultar as notas que foram inutilizadas?

R: No próprio portal da SEFAZ existe uma consulta para notas inutilizadas, basta informar o CNPJ e o ano da inutilização.

Site para consulta: 

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=inutilizacao&tipoConteudo=YG1QjUXR4PY=

 


Como realizar uma Carta de Correção CC-e

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NF-e

A Carta de Correção é documento de texto livre, mas não irá alterar nenhum campo da Nota Fiscal, é utilizada somente para corrigir ou completar alguma descrição ou algo do tipo, para fazê-la o usuário deve certificar-se que a situação da nota esteja Autorizada o uso da NF-e.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - Monitor NF-e


 

Aparecerá a relação das Notas Fiscais emitidas no sistema, selecione a NF-e desejada e clique em Ferramentas, logo em seguida clique em CC-e.  


Após clicar em CC-e, escreva o texto a ser corrigido e clique em INCLUIR. 


 


Ao clicar em INSERIR, o usuário terá a opção de salvar, imprimir ou enviar essa carta por e-mail para que seja anexada junto a NF-e. 

Caso precise verificar essa carta de correção futuramente, basta selecionar a NF-e e Clicar em Ferramentas e CC-e, conseguirá ter acesso as CC-e que foram geradas para a NF-e selecionada.


FAQ.

1-      Posso fazer mais de uma CC-e por Nota Fiscal?

R: Sim.


Como emitir Boleto pelo sistema.

Sempre PDV – Faturamento – Controle - Emissão de Boleto

Hoje trabalhamos com dois meios de emissão de boleto através do sistema, a primeira é PJBank onde é realizado o credenciamento dos dados da empresa ou pessoa física e da conta repasse junto ao PJBank, a emissão e verificação das baixas é feito diretamente pelo sistema.

A outra é a homologação tradicional onde precisamos realizar uma troca de informações junto ao banco de escolha, as emissões e baixas são feitas pelo sistema, porém através dos arquivos remessa para o banco registrar os boletos e o arquivo retorno para que seja realizada a baixa dos títulos no sistema.

Após as devidas configurações e o OK da nossa equipe técnica informando que pode ser iniciada a emissão dos boletos seguir o passo a passo abaixo.

Para emitir um boleto do sistema acesse Faturamento – Controle - Emissão de Boleto

 

Aparecerão diversos filtros, para facilitar a buscar podem ser utilizados os campos de filtro Dt. Emissão e Cliente. Caso queira visualizar todos os boletos clique no botão Pesquisa.


Após isso vai aparecer a listagem de boletos do sistema, lembrando que só vai aparecer as vendas digitadas com a forma de pagamento configurada para gerar boletos. Basta selecionar o registro e clicar em Emitir Boleto.


 Agora basta selecionar o banco e clicar em IMPRIMIR.

   

 Após clicar em imprimir aparecerá o boleto, com as opções para baixar e imprimir.

 

Caso tenha optado pela homologação tradicional, ao clicar no botão VOLTAR, no canto superior esquerdo, irá voltar para a tela de consulta boleto, aonde vai selecionar os boletos emitidos e clicar no botão Gerar Remessa, após gerar remessa, basta salta o arquivo e enviar ao banco, em caso de duvidas entrar em contato com seu gerente bancário para saber o portal para envio dos arquivos.


Como utilizar o Monitor NFC-e.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Monitor NFC-e.

Acesse Faturamento – Controle - Monitor NFC-e.



Aparecerão todos os Cupons Fiscais emitidos, sejam eles feitos pela frente de caixa (PDV) ou pelo sistema web (retaguarda).

Através do Monitor NFC-e é possível realizar todas as funções abaixo:


Cancelar um Cupom Fiscal: Prazo de cancelamento 30 minutos após a emissão, selecione a NFC-e desejada e clique em CANCELAR. Ao clicar em Cancelar o sistema irá solicitar que informe uma Justificativa para o cancelamento, após isso clique em CONTINUAR. Caso essa nota fiscal esteja com o financeiro baixado irá aparecer a mensagem em azul, informando que o Contas a receber deste título será estornado/Excluído. O sistema irá atualizar a situação desta Nota para Cancelamento de NF-e Homologado.

Enviar o Cupom por E-mail: selecione a NFC-e desejada e clique em E-MAIL.

Neste momento o usuário pode digitar o e-mail, incluir algum anexo para ir junto a NF-e, enviar também o boleto e modelo de e-mail, o sistema vai enviar o modelo TRADICIONAL, (caso queira realizar o cadastro verificar o manual de cadastro de modelo de e-mail) e selecionar o modelo desejado. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL.

 


FAQ

1-      Posso enviar uma nota para mais de um e-mail?

R: Sim, basta separá-los com ponto e vírgula (;)

2-      Posso enviar mais de uma nota por vez?

R: Sim, o usuário só deve se atentar para que estes e-mails estejam configurados nos cadastros destes clientes, pois neste momento o sistema não dará a opção de digitar um e-mail.

 

Imprimir 2ª Via de cupom: Selecione o cupom desejado e clicar no botão 2ª via NFC-e

 

Exporta XML para contabilidade: Botão Exportar XML, depois clicar em contabilidade, após clicar em Contabilidade, iremos selecionar o período, lembrando que o sistema sempre irá sugerir o mês anterior, pois este procedimento deve ser feito no início do mês. Clique em Exportar XML.


Escolha o tipo de arquivo a ser enviado e clique em Gerar Arquivo.

 

Ao clicar em Gerar Arquivo, poderá baixar o arquivo das notas, clicando no ícone     ou enviar por E-mail.


 

O sistema irá sugerir o e-mail da contabilidade, podendo ser alterado ou acrescentado mais de um e-mail, separando-os por ponto e vírgula (;). Insira um assunto e mensagem, ou selecione um modelo de e-mail (caso queira realizar o cadastro de modelo de e-mail especifico, verificar o manual de cadastro de modelo de e-mail) selecionar o modelo desejado. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL.

 

Como inutilizar uma numeração de NFC-e: A opção de inutilizar estará no botão Ferramentas, localizada no canto inferior esquerdo. Logo em seguida clique em Inutilizar NF-e. Ao clicar em Inutilizar NF-e, é preciso informar a faixa que houve quebra de sequência e uma justificativa para inutilização, após preenchimento dos campos clicar em OK.


Exemplo 1: Foi emitida a Nota Nº 1821, por motivos de ordem técnica a NF-e Nº 1822 não foi emitida e logo em seguida foi utilizado a Nº 1823, neste exemplo preenche-se nos campos Nr Inicial e Nr Final o mesmo número, no caso 1822.

Exemplo 2: Foi emitida a Nota Nº 15 e logo em seguida foi emitida a Nº 20, é preciso inutilizar toda a faixa de 16 a 19, preenche-se nos campos Nr Inicial: 16 e Nr Final: 19.

O sistema irá comunicar a SEFAZ que essa faixa não será mais utilizada.

 

FAQ.

1-      Como consultar as notas que foram inutilizadas?

R: No próprio portal da SEFAZ existe uma consulta para notas inutilizadas, basta informar o CNPJ e o ano da inutilização.

Site para consulta: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=inutilizacao&tipoConteudo=YG1QjUXR4PY=


Para Emissão de um Cupom pelo sistema WEB (retaguarda), procurar os manuais de emissão de notas, a única diferença é o tipo de DOCUMENTO, pois precisa está selecionado NFC-e.

 


Como emitir uma Nota Fiscal.

Sempre PDV - Faturamento – Controle - Nova Venda

Para emitir uma nota fiscal eletrônica o acesse o menu Faturamento - Controle - Nova Venda



Na tela de venda, vá no campo cliente para selecionar qual cliente será emitida a NF-e. No campo cliente existem duas lupas para realizar a pesquisa, a primeira lupa basta clicar e digitar o nome do cliente que irá aparecer os resultados logo abaixo, a segunda lupa irá aparecer uma listagem de todos os clientes cadastrados podendo filtrar por Nome Fantasia, Razão Social e CNPJ. Após selecionar o cliente, inclua abaixo quem é o vendedor, qual é a forma de pagamento dessa venda, e qual é o prazo para pagamento dessa venda.

Certifique-se que no campo Documento, a opção escolhida seja Nota. No campo Observação, podem ser incluídos detalhes da venda ou dos produtos, é um campo “aberto”. Caso tenha mais de um Local de Estoque, insira o local de estoque onde serão retiradas as mercadorias. Após inserção desses campos clique no botão Incluir.

 

Após clicar no botão Incluir, aparecerá a aba Itens, para a inclusão dos produtos. Poderá inserir o produto pelo código personalizado ou código do produto, selecione o produto inserindo o código ou clicando na primeira lupa para realizar a pesquisa pelo nome do produto ou na segunda lupa onde abrirá a janela com todos os produtos cadastros, confira a descrição e a unidade de medida. Insira então a quantidade, valor unitário, desconto onde terá a opção para inserir em percentual ou valor e clique no botão de INCLUIR.

(Verifique que abaixo aparece o bloco mostrando o desconto máximo permitido para o produto, informação sobre o saldo por local de estoque e 3 últimas vendas.)

Repita o processo para todos os produtos que deverão estar na venda.


 Caso queira excluir algum produto, clique na lixeira para exclusão, para alterar clique no lápis. Após incluir todos os produtos, clique no botão Faturar.



Após faturar a nota, vai aparecer os botões Emitir Nfe e Preview Nfe. O botão Preview NF-e permite pré-visualizar a nota antes da emissão, e o botão Emitir NF-e, emite a nota. Caso necessite alterar a venda, clique em Excluir Faturamento, faça as alterações necessárias, clique em Salvar e depois em Faturar.


 

Após emitir a NF-e, a nota fiscal irá aparecer na tela para que possa imprimir, enviar por e-mail, baixar o PDF e gerar o Boleto. No canto inferior esquerdo aparece o botão Exibir XML Gerado, onde será possível visualizar o XML da NF-e emitida.


RELATÓRIO

Veja os manuais disponíveis referentes a esse menu:

Como visualizar o relatório de Cliente Sintético

Sempre PDV – Faturamento - Relatório - Cliente Sintético

Para visualizar o relatório de Cliente Sintético, deverá incluir o cadastro de no mínimo 1 (um) cliente 

Para visualizar o relatório de Cliente Sintético acesse o menu Faturamento - Relatório - Cliente Sintético Sintético 


 

Neste relatório aparecerão todos os clientes cadastrados no sistema, aparecendo em um maior nível de detalhe e com opções de exportação para o Excel, Word e etc. 
O relatório em questão possui diversos filtros, para o caso de uma pesquisa singular, podendo utilizar por exemplo o CNPJ/CPF de um determinado cliente.  
Para visualizar o relatório clique no botão Pesquisa.

 

Após realização da pesquisa, aparecerão então todos os clientes previamente cadastrados em um nível maior de detalhe, conforme citado anteriormente. Prontos para a visualização e exportação. 



Como visualizar o relatório de Faturamento

Sempre PDV – Faturamento - Relatório - Faturamento

Para visualizar o relatório de cliente sintético acesse Faturamento - Relatório - Faturamento

 

Aparecerão diversos filtros para facilitar a visualização do relatório como por exemplo:

Data da Venda, Cliente e Situação. Para visualizar clicar no botão PESQUISA.


 

Após realizar a pesquisa vão aparecer os resultados encontrados. É possível organizar ou eliminar as colunas que não queira visualizar, clique no botão COLUNAS e mude a ordem como deseja ou arraste para a esquerda as colunas que queira eliminar. Caso necessite exportar para algum arquivo externo como PDF, EXCEL, CSV ou imprimir direto basta clicar no botão EXPORTAÇÃO que vai aparecer as opções.

 


Como visualizar Relatório - Produtos/Serviços Vendidos

Sempre PDV – Faturamento - Relatório -  Produtos/Serviços Vendidos

Para gerar este relatório, o usuário deve ter feito ao menos uma venda, caso contrário o sistema não conseguirá buscar nenhuma informação para compor o relatório.  

Acesse o Menu Faturamento - Relatório - Produtos/Serviços Vendidos


 

Irá aparecer uma tela onde poderá filtrar algumas informações: Data da venda; Produto; Grupo de Produto; Cliente; Situação da Nota Fiscal; UF (Destino) e CFOP. Após filtrar e preencher os campos que deseja filtrar clique em Pesquisa. 


Ao clicar em Pesquisa, o sistema irá trazer a informações dos produtos vendidos, com as informações de Quantidade e Valor. 


O usuário pode ocultar algumas colunas para visualização deste relatório. Clicando em Colunas, e arrastando para esquerda as opções que gostaria de ocultar, após isso clique em OK. 


 

O usuário também pode exportar essa informação gerada pelo sistema clicando em Exportação e escolhendo o arquivo desejado.