Manual de Instruções

Site: Universidade Sempre Tecnologia
Curso: Faturamento Sempre Distribuidor Lite
Livro: Manual de Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: sábado, 4 Dez 2021, 22:00

Sumário

CADASTRO

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:


SDL001 Como cadastrar um Grupo de Produto.

Para realizar este cadastro, acesso o menu Faturamento - Cadastro> F011 Grupo de Produto.

 

Irão aparecer os grupos de produtos já cadastrados, para inserir um novo Grupo clique em NOVO (lado direito).


Ao clicar em NOVO, escreva a Descrição do grupo e clique em INCLUIR.


Após cadastrar os grupos acesse o cadastro de Produto (Menu Faturamento - Cadastro> F147 Produto) para associa-los.

 

 


SDL002 Como cadastrar um Prazo

Para cadastrar um novo prazo, acesse o Menu Faturamento – Cadastro - F088 Prazo.

 

Irá aparecer a relação dos prazos já cadastrados no sistema, para cadastrar um novo prazo clique em NOVO, localizado no canto superior direito.


Após clicar em novo, escreva o nome do prazo no campo descrição, selecione o Tipo de Prazo (Prazo; Dia Fixo -Mês atual e Dia Fixo- Próximo Mês) e clique em INCLUIR.

  •         Prazo: Neste tipo de prazo o usuário pode escolher vários prazos para pagamento a partir da data da venda, como é o exemplo da venda parcelada.

Nesta opção precisamos preencher também o(s) campo(s) “Prazo” na parte inferior, pois é com essa informação que o sistema irá calcular a(s) data(s) de vencimento.

Se for habilitado o campo Mostrar percentual, o usuário irá conseguir definir se o sistema divide de forma diferente cada parcela.


 

  •         Dia Fixo – Mês atual: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, dentro do mês que está sendo feita a venda. Caso a venda tenha sido após o dia fixado, a data de vencimento sugerida vai ser a mesma de venda.

 

  •        Dia Fixo – Próximo mês: Nesse tipo de prazo o usuário define um dia fixo para a parcela ser paga, lembrando que será no mês subsequente ao da venda.

 

Após cadastrados os prazos, podemos vincula-los ao cadastro de cliente.

Acesse o Menu Faturamento> Cadastro> F009 Cliente.

Clique no lápis ( ) do cliente desejado, para realizar a alteração.

 

FAQ.

1-      Consigo cadastrar um prazo com mais de 12 parcelas?

 

R: Não, o cadastro tem um limite de 12 parcelas, mas no ato da venda ao clicar na aba parcela, pode ser inseridas mais quantidades.

 

SDL003 Como cadastrar um Vendedor

Para realizar o cadastro de um Vendedor acesse o menu Faturamento - Cadastro – F017 Vendedor/Prestador


Para cadastrar um novo vendedor vá em Cadastro > Vendedor/Prestador e clique em no botão Novo (lado direito superior).


 

Inclua no campo Nome (campo obrigatório*), o nome do Vendedor/Prestador. Para ter um cadastro completo de seu Vendedor/Prestador preencha os demais campos e abas (opcional), para gerar a comissão de seus vendedores preencha no campo Comissão o percentual pago,  após inclusão dos dados, clique no botão Incluir (canto superior direito).
Repita esse processo para cadastrar todos os Vendedores/Prestadores que necessitem estar cadastrados no sistema.

 


FAQ

1 – Realizando o cadastro do Vendedor/Prestador ele já consegue acessar o sistema?

R: Não, o cadastro de vendedor/prestador é para controle das vendas. Caso o vendedor/prestador precise de acesso ao sistema, faça o cadastro dele como usuário.

2 – Consigo através do sistema controlar as comissões dos meus vendedores?

R: Sim, ao lado direito do campo Nome, existe o campo comissão, inclua neste campo a porcentagem (%) de comissão que deseja pagar para o seu Vendedor/Prestador. Após incluir essa informação poderá controlar as comissões de duas formas, sendo elas por: liquidez ou por faturamento.


SDL004 Como cadastrar um cliente pessoa física

Para realizar um cadastro de cliente pessoa física acesso o menu Faturamento – Cadastro – F147 Cliente


Aparecerá todos os clientes já cadastrados, para cadastrar um novo, clique no botão Novo.


Ao clicar em novo, aparecerão na tela os seguintes campos para preencher com os dados do cliente. Preencher os campos: 

·         Código: O código será preenchido de forma automática e sequencial. 

·         Nome/Razão Social: Nome, para pessoa física. Razão social, para pessoa jurídica. 

·         Nome Fantasia: Para pessoa física, pode-se repetir o nome digitado no campo Nome/Razão social. Para pessoa jurídica, preencha com o Nome Fantasia da empresa. 

·         Tipo Cadastro: Marque a opção cliente, se o cliente for apenas um comprador, e ambos caso o cliente seja comprador e fornecedor. 

·         Tipo Pessoa: Altere para opção Física, caso seja pessoa física. 

·         CPF: CPF do cliente. 

·         Insc. Estadual: Inscrição Estadual varia a cada empresa, verifique com o cliente tipo pessoa jurídica se ele possui essa inscrição, pois este é um campo obrigatório para emissão de notas fiscais. Caso a empresa não tenha inscrição bastar marcar o campo Tipo Insc. Estadual como Não Contribuinte

·         Retenção: Marcar SIM caso haja alguma retenção de impostos para o cliente que está sendo cadastrado e abaixo quais impostos esse cliente irá reter. 

·         Endereço: Preencher os campos manualmente ou informar o CEP para busca automática de endereço, após isso caso queira pode inserir alguma referência de endereço e dois campos para telefone. 

 

Descendo com a barra de rolagem, teremos os blocos:

Contato: Onde deverão ser incluídos o nome do contato nessa empresa e o e-mail, para envio de notas fiscais e boletos de forma automática.

Faturamento: Onde deverá ser vinculado o prazo padrão para esse cliente, a forma de pagamento padrão para esse cliente, se será possível alterar o vendedor na hora da venda e se existir um desconto no boleto para esse cliente, deve ser preenchido essa porcentagem de desconto no campo Desconto.

Fiscal: Se o CFOP estiver configurado por cliente deverá incluir o CFOP para cada cliente, poderá definir o documento que será emitido para o cliente, poderá configurar se deseja que envie automático a NF-e no e-mail do cliente e o boleto também.

Financeiro: Caso o cliente está em atraso, poderá bloqueá-lo no campo liberação e colocando sua situação: sem credito. Poderá nesse bloco definir também um limite de credito para esse cliente.


 

Passando a barra de rolagem para baixo, temos as opções de vincular a área de atendimento do cliente, o vendedor responsável por esse cliente e a tabela de preço desse cliente (caso utilize a opção de tabela de preço por cliente). Após incluir essas informações, clique no botão Incluir.


 

SDL005 Como cadastrar um cliente pessoa jurídica.

Para realizar um cadastro de cliente pessoa jurídica acesso o menu Faturamento – Cadastro – F147 Cliente


Aparecerá todos os clientes já cadastrados, para cadastrar um novo, clique no botão Novo via RFB.


Escreva o CNPJ do cliente e clique no botão Ok.


Após clicar em Ok, o sistema trará todas as informações fiscais do cliente, faltando apenas a inscrição estadual. Insira o contato e os telefones deste clique, na parte a baixo do endereço.


Descendo com a barra de rolagem, teremos os blocos:

Contato: Onde deverão ser incluídos o nome do contato nessa empresa e o e-mail, para envio de notas fiscais e boletos de forma automática.

Faturamento: Onde deverá ser vinculado o prazo padrão para esse cliente, a forma de pagamento padrão para esse cliente, se será possível alterar o vendedor na hora da venda e se existir um desconto no boleto para esse cliente, deve ser preenchido essa porcentagem de desconto no campo Desconto.

Fiscal: Se o CFOP estiver configurado por cliente deverá incluir o CFOP para cada cliente, poderá definir o documento que será emitido para o cliente, poderá configurar se deseja que envie automático a NF-e no e-mail do cliente e o boleto também.

Financeiro: Caso o cliente está em atraso, poderá bloqueá-lo no campo liberação e colocando sua situação: sem credito. Poderá nesse bloco definir também um limite de credito para esse cliente.


 

Passando a barra de rolagem para baixo, temos as opções de vincular a área de atendimento do cliente, a rede de atendimento, o ramo de atividade, o vendedor responsável por esse cliente e a tabela de preço desse cliente (caso utilize a opção de tabela de preço por cliente). Após incluir essas informações, clique no botão Salvar.



SDL006 Como cadastrar uma forma de pagamento

Para realizar o cadastro de uma forma de pagamento acesse o menu Cadastro > F006 Forma de Pagamento.


Nessa tela irá aparecer as formas de pagamento cadastradas, para cadastrar uma nova, clique no botão Novo.


Abaixo os campos a serem preenchidos:

Descrição - preencher o nome da forma de pagamento;

 Indicador da Forma de Pagamento - à vista, a prazo e outros;

Tipo Boleto - caso emita boleto por essa forma marcar como SIM;

Observação/Obs. Nota – é possível configurar uma observação padrão para sempre que utilizar essa forma de pagamento ela aparecer na nota (o campo Obs. Nota tem que estar marcado como SIM);

Vr. Mínimo Fat. - Nesse campo pode ser configurado um valor mínimo a ser faturado para essa forma. Exemplo: Forma de pagamento BOLETO não faturar abaixo de R$300,00

Libera Venda – Marcar como SIM para liberar o faturamento da venda mesmo com notas em atraso, geralmente é utilizado na forma de pagamento DINHEIRO.

Baixa automática - Quando marcado como SIM o financeiro (Contas a receber) é baixado automaticamente assim que a venda é faturada.

Informações de pagamento - preencher a Forma de acordo com o nome/tipo da forma de pagamento cadastrada. (esse campo está vinculado a Sefaz logo ele que será considerado fiscalmente). Após preencher esses dados ir em INCLUIR para finalizar o cadastro.


Repita esse processo para cadastrar todas as formas de pagamento necessárias.


SDL007 Como cadastrar uma Marca

Para realizar o cadastro de uma Marca acesse o menu Faturamento - Cadastro – F093 Marca


Na tela de marca, aparecerá a marca padrão, sendo está incluída de forma automática pelo sistema. Para edita-la clique no lápis  (do lado esquerdo, em amarelo).


Após clicar no lápis, altere o nome no campo descrição e clique no botão Salvar.


 

Para cadastrar uma nova marca vá em Faturamento > Cadastro > Marca e clique no botão Novo (lado direito superior).

 

 

Inclua o nome da Marca no campo Descrição (campo obrigatório*), e clique no botão Incluir (canto superior direito).
Repita esse processo para todas as Marcas que necessitem estar cadastradas no sistema.

 


 

FAQ

1 – Há limites de Marcas que podem ser cadastradas no sistema?

R: Não, repetindo o processo ensinado acima, podem ser cadastrados incontáveis tipos de marcas.

 

SDL008 Como cadastrar um Produto

Para cadastrar um produto, o usuário deve assegurar de que há uma Tributação cadastrada no sistema, pois é neste momento que iremos fazer a devida vinculação, o não seguimento deste processo implicará em um erro ao tentar utilizar este produto em uma NF-e.

Para realizar o cadastro de um novo Produto, acesse o Menu Faturamento - Cadastro > F153 Produto.


Irá aparecer a tela dos produtos já cadastrados no sistema. Clicando no botão NOVO no canto superior direito da tela, conseguiremos inserir um novo cadastro.

 

 

Após clicar no NOVO, irá inserir as informações deste produto. Código o próprio sistema gera um sequencial automático. Escreva o Nome do produto, selecione um Grupo, uma Marca, no campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) clique na lupa () para selecionar, caso haja pagamento de comissão por produto insira o percentual no campo Comissão, insira no campo Estoque Mínimo a quantidade que deseja ser alertado para realizar nova compra deste produto, após preencher esses campos clique em INCLUIR.


Após clicar em INCLUIR o sistema irá direcionar para aba Unidade de Medida. Clica no botão NOVO (inferior) para adicionar uma nova unidade de medida a este produto.  


Ao clicar em novo, preencha o campo UNIDADE pesquisando na Lupa (), selecionando a sigla da Unidade de Medida desejada.  Ordem de fator será preenchido de forma automática de acordo com a quantidade de unidades de medida que este produto possa ter.  Vr. Venda pode ser informado no momento do cadastro, o sistema irá sugerir este valor no ato da realização da venda, podendo ter alteração de acordo a permissão de cada usuário. Após preenchimento destes campos, clicar em INCLUIR.


 

Na aba Tributação, vincule uma Situação Tributaria já cadastrada no sistema (No menu Cadastro> F130 Tributação). Clique em NOVO, selecione a Empresa Emitente; UF (destino) e Tributação. Após a vinculação, clicar na seta () para incluir a tributação que se encontra no início da linha à esquerda.


Na aba imagem, poderá vincular uma imagem do produto para demonstração ao cliente.


 

 

FAQ.

 

1 – Consigo duplicar um produto?

R: Sim, na relação de produtos cadastrados temos a opção de duplicar, selecione-o () marcando a caixinha localizada a esquerda de cada item e clique em Duplicar Produto.

Um ponto de atenção ao realizar este processo é que o sistema não duplica a informação da unidade de medida, ou seja, precisa cadastra de forma manual.

 

2- Consigo excluir um produto?

R: Se este produto já foi relacionado a algum documento emitido, não irá conseguir exclui-lo. Após este procedimento, essa ação não poderá ser desfeita.

 

3- Consigo alterar mais de um produto de uma só vez?

R: Sim, vá na relação dos produtos cadastrados, selecione os produtos que deseja fazer alteração e clique em Edição Expressa. Todos os campos selecionados irão ser alterados nos produtos selecionados na tela anterior.

 


SDL009 Como cadastrar uma Tabela de preço

Para que seja realizado o cadastro de tabela de preço, o usuário deve assegurar que já exista algum produto cadastrado no sistema, para que seja associado em sua devida tabela de preço.

Para realizar o cadastro de uma tabela de preço acesse o menu Faturamento - Cadastro - F015 Tabela de Preço

 


A tela em questão mostrará a tabela padrão, gerada pelo sistema (nesta tabela não é possível fazer alterações ou ajuste de preço, pois é uma tabela que emite as informações que integram o cadastro de produto). Clicando no botão NOVO (canto superior direito), poderá ser inserido uma nova tabela de preço.


 

Após clicar no botão novo, escreva a descrição (campo obrigatório*) da Tabela de Preço e clique em Incluir (canto superior direito).


 

Ao incluir, aparecerá abaixo campos para a inclusão dos produtos. Na coluna Cód. clique na lupa () para visualizar os produtos já cadastrados, clique no botão selecionar para incluir o produto escolhido.

 


 

Ao selecionar o produto, a descrição e a unidade de medida do produto serão carregadas automaticamente, caso haja necessidade de alteração da unidade de medida, clique no campo e selecione outra unidade de medida cadastrada. Em seguida temos o campo Valor, onde deverá ser inserido o preço de venda deste produto. Por último temos o campo Desc. Max. (%), onde deverá ser incluído a porcentagem (%) máxima de desconto permitida para a venda deste produto. Informe no campo Dt Vigor, a data que essas informações entrarão em vigor. Após inserir os dados acima clicar no botão Incluir (canto superior direito).
Repita esse processo para todos os produtos que deseje incluir nesta tabela de preço.


Após a criação da tabela de preço, realize a vinculação da mesma em Cadastro > Cliente. Desta forma, quando for realizado uma venda para este cliente, os valores serão os vinculados na nova tabela de preço.


FAQ.

 

1 - Consigo duplicar uma tabela de preço já cadastrada?

R: Na tela de tabela de preço, selecione a tabela que deseja duplicar e clique no botão Duplicar Tabela, após isto inclua o percentual de ajuste desejado e clique em Ok.
Uma nova tabela será criada, com os valores reajustados de acordo com porcentagem (%) incluída.

2 - Consigo ajustar o preço de venda de todos os produtos de uma tabela?

R: Sim. Na tela de tabela de preço selecionar a tabela que deseja realizar a alteração e clicar no botão Ajustar Preço, aparecerão então as opções de ajustar preço e Desconto máximo, após incluir essas informações clicar no botão Ok.

 


SDL010 Como cadastrar uma Tributação

Para realizar o cadastro de uma tributação acesse o menu Faturamento - Cadastro – F130 Tributação.


 

Serão exibidas as tributações já cadastradas no sistema, que estão divididas entre os tributos de dentro do estado e os tributos de fora do estado. Para edita-las, clique no lápis  (lado esquerdo).

 

 

Os tributos são divididos em abas de acordo com a sua incidência, a primeira aba é a Federal, todos os impostos federais que forem incidentes em sua empresa devem ser preenchidos nesta aba. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.


Na sequência a aba a ser preenchida é a de Produto, nesta aba serão preenchidos todos os impostos estaduais incidentes pela sua empresa, como por exemplo, o ICMS, tem também nessa aba o campo observação, que serve para a inserção de exigências fiscais como, por exemplo, o nome e telefone do PROCON, etc. Após a inserção dos dados clique no botão Salvar.

 

 

 

Caso deseje realizar a criação de uma nova tributação acesse o menu Cadastro > F130-Tributação, clique no botão Novo (lado superior direito). Insira a descrição (campo obrigatório*), preencha os tributos conforme indicado a cima e após a inserção dos dados tributários clique no botão Incluir (lado superior direito).

 

FAQ

1 - Aonde eu consigo vincular essa tributação aos produtos?

R: As tributações são vinculadas no cadastro de produto, na aba tributação. (segue manual para cadastro de produto)

2 – Como posso saber qual é a porcentagem a ser colocadas nos campos da tributação?

R: Toda a parte de tributação deve ser tratada diretamente com o contador, então para que a configuração da tributação esteja certa, favor contatar sua contabilidade.

 

 


CONTROLE

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:



SDL015 Como cancelar uma Nota Fiscal.

Para cancelar uma NF-e o usuário deve assegurar-se do prazo de cancelamento, que para este tipo de documento é de 24h após a emissão, e que a situação desta é de Autorizada o uso da NF-e.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - F020 Monitor NF-e


Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF desejada () e clique em CANCELAR.


Ao clicar em Cancelar o sistema irá solicitar que informe uma Justificativa para o cancelamento, após isso clique em CONTINUAR.


O sistema irá atualizar a situação desta Nota para Cancelamento de NF-e Homologado.


 

FAQ.

1-      O que fazer caso passe o prazo de cancelamento da Nota?

R: Caso tenha sido uma nota de venda, o aconselhado é que seja emitida uma NF de Devolução de Venda. É de extrema importância consultar a sua Contabilidade para realizar tal processo.

 

SDL016 Como visualizar a tela de Painel de E-mail

Para visualizar o painel de e-mail acesse o menu Faturamento – Controle – F184 Painel de E-mail


Aparecerá o filtro com campos como Dt. Envio, Cliente e Tipo. A data sugerida será a do mês atual. O Tipo seria a natureza do e-mail, ou seja, se foi de cobrança, venda, boleto.  Após utilizar os filtros clique no botão Pesquisa.


Aparecerá a listagem de todos os e-mails enviados pelo sistema, informando o Tipo, Doc (número da venda), Cliente, Dados do e-mail e na última coluna o Status: se o e-mail foi visto, visualizado, excluído, toda a situação do e-mail. Caso clique no lápis ou na mensagem do Status abre todo o histórico de cada e-mail e com mais detalhes sobre ele.


Aqui aparece o histórico do e-mail, todos seus status com data e hora, dados específicos da fatura como valor e os itens da nota fiscal.


Assim é possível acompanhar cada e-mail enviado pelo sistema e saber o status de cada um deles, basicamente uma tela de acompanhamento.


SDL017 Como emitir 2ª via de NF-e.

Para emitir uma segunda via o usuário deve assegurar-se de que a nota esteja com a situação Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e Homologado.

Acesse o menu Faturamento - Controle - F020 Monitor NF-e



Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF desejada () e clique em 2ª Via NF-e. 


Após clicar em 2ª via, a nota fiscal irá aparecer na tela para que possa reimprimi-la, envia-la por e-mail, baixar o PDF e gerar o Boleto.


 

FAQ.

1-      Posso reimprimir uma Nota Fiscal cancelada?

R: Sim, ao solicitar uma 2ª via de uma nota que esteja com a situação cancelada, irá aparecer uma tarja em vermelho (NF-e CANCELADA).

SDL018 Como fazer uma Carta de Correção eletrônica (CC-e)

A Carta de Correção é documento de texto livre, mas não irá alterar nenhum campo da Nota Fiscal, é utilizada somente para corrigir ou completar alguma descrição ou algo do tipo, para faze-la o usuário deve certificar-se que a situação da nota é de “Autorizada o uso da NF-e”.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - F20 Monitor NF-e



Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF desejada () e clique em Ferramentas, logo em seguida clique em CC-e.



Após clicar em CC-e, escreva o texto a ser corrigido e clique em INCLUIR.



Ao clicar em Incluir, o usuário terá a opção de imprimir ou enviar essa carta por e-mail para que seja anexada junto a NF-e.


 

FAQ.

1-      Posso fazer mais de uma CC-e por Nota Fiscal?

R: Sim, mas só será valida a ultima feita, ou seja, uma sobrescreve a outra.

SDL019 Como emitir uma nota fiscal eletrônica

Para emitir uma nota fiscal eletrônica acesse Faturamento - Controle - F126 Nova Venda


Na tela de venda, vá no campo cliente para selecionar qual o cliente será emitida a NF-e. No campo cliente existem duas lupas para realizar a pesquisa, a primeira ()  bastar clicar e digitar o nome do cliente que irá aparecer os resultados logo abaixo, a segunda () irá aparecer uma listagem de todos os clientes cadastrados podendo filtrar por nome fantasia, razão social e CNPJ. Após selecionar o cliente, inclua abaixo quem é o vendedor, qual é a forma de pagamento dessa venda, e qual é o prazo para pagamento dessa venda. Certifique-se que no campo Documento, a opção escolhida seja Nota. No campo Observação, podem ser incluídos detalhes da venda ou dos produtos, é um campo “aberto”. Caso tenha mais de um Local de Estoque, insira o local de estoque onde serão retiradas as mercadorias. Após inserção desses campos clique no botão Incluir.


Aparecerá então uma tela para a inclusão dos produtos. Selecione o produto inserindo o código do prod/srv ou clicando nas lupas (), confira a descrição e a unidade de medida. Insira então a quantidade e valor unitário e clique no botão de INCLUIR. Repita o processo para todos os produtos que deverão estar na venda.


Caso queira excluir algum produto, clique no botão de exclusão (), para alterar clique no lápis (). Após incluir todos os produtos, clique no botão Faturar.



 Após faturar a nota, vai aparecer os botões Emitir Nfe e Preview Nfe. O botão Preview NF-e permite pré-visualizar a nota antes da emissão, e o botão Emitir NF-e, emite a nota. Caso necessite alterar a venda, clique em Excluir Faturamento, faça as alterações necessárias e refaça o processo á cima de faturar novamente.


Após emitir a NF-e, aparecerá o PDF para imprimir e a opção de gerar o boleto.


 


SDL020 Como duplicar uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Para conseguir duplicar uma Nota Fiscal é necessário que já existe uma NF-e no sistema, para que a mesma possa ser duplicada

Para efetuar a duplicação de uma NF-e acesse o menu Faturamento – Controle - F126 Venda


Aparecerão diversos filtros para auxilio na pesquisa da NF-e que deseja duplicar. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Nr. Nota, entre outros, que servem para facilitar a buscar pela NF-e que deseja duplicar. Após realizar os filtros clique no botão Pesquisar. Caso queira visualizar todas as NF-e, clique apenas no botão Pesquisa.


 

Caso tenha feito os filtros necessários, aparecerá apenas a NF-e filtrada anteriormente. Caso contrário aparecerão todas as NF-e emitidas nos últimos 7 dias. Para duplicação da NF-e, selecione a mesma do lado esquerdo e clique no botão Duplicar Venda.


Após efetuar o processo de duplicação, na tela aparecerá a NF-e duplicada, caso não haja alterações a serem feitas, é só finaliza-la clicando no botão Faturar e logo após no botão Emitir NF-e. (Conforme manual de Emissão de NF-e).

 


FAQ

1 - Qual é a data da NF-e que é duplicada?

R: A NF-e duplicada fica com a data do dia da duplicação.

2 - A NF-e duplicada vem igual a NF-e de origem?

R: Sim, a NF-e duplicada vem exatamente igual a de origem, caso haja a necessidade de alteração, pode ser realizada a alteração antes do processo de “Faturar” e “Emitir” a NF-e.

 

SDL021 Como emitir um boleto

Para emitir um boleto é necessário que já tinha sido realizado uma venda, com a forma de pagamento boleto, ou a criação manual de um contas a receber.

Para emitir um boleto do sistema acesse Faturamento – Controle – F142 Emissão de Boleto


 

Aparecerão diversos filtros, para facilitar a buscar podem ser utilizados os campos de filtro Dt. Emissão e Cliente. Caso queira visualizar todos os boletos clique no botão Pesquisa.


Após isso vai aparecer a listagem de boletos do sistema, lembrando que só vai aparecer as vendas digitadas com a forma de pagamento configurada para gerar boletos. Basta selecionar o registro e clicar em Emitir Boleto.


 

Agora basta selecionar o banco e clicar em IMPRIMIR.


SDL022 Como configurar as notificações de cobrança

Para configurar as notificações acesse o menu Faturamento – Controle – F182 Gerar Notificações de Cobrança.


 

Para gerar as notificações de cobrança, primeiro precisamos configurar a quantidade de dias que desejo realizar a cobrança e a mensagem que irá em cada cobrança. Temos a opção de utilizar 7 notificações de cobrança, sendo elas antes do vencimento, no vencimento e depois do vencimento, após escolher entres essas opções, clique no botão Atualizar. Deverá ser configurado uma mensagem especifica para cada cobrança, para configurar as mensagens clique no botão Mensagem.

 


Na tela para configurar as mensagens, existem diversas variáveis que deixaram suas notificações de cobrança mais personalizadas. Serve como exemplo, a variável #NOME_FANTASIA_CLIENTE aonde for inserido essa informação, irá trazer o nome fantasia de cada cliente. Todas as outras variáveis funcionam da mesma forma.


Após escolher as variáveis que serão utilizadas, inclua o texto e o assunto do e-mail de cobrança que será enviado. Após finalizar clique em no botão salvar.


Após configurar todas as notificações de cobrança, vá até a tela principal das notificações de cobrança e clique no botão Gerar Notificações de Cobrança.


 

Os e-mails serão agendados de acordo com a configuração de cada notificação, caso algum título seja pago o sistema automaticamente irá cancelar esse envio de cobrança.

Obs: Após gerar mensalidade sempre fazer o processo de gerar as notificações de cobrança.

 


SDL023 Como inutilizar NF-e.

Para inutilizar uma Nota o usuário deve certificar-se de que esta não foi utilizada, pois para fazer este procedimento a NF não deve constar na base de dados da Secretaria de Fazenda (SEFAZ).

Acesse o menu Faturamento - Controle- F020 Monitor NF-e



Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema. A opção de inutilizar estará no botão Ferramentas, localizada no canto inferior esquerdo. Logo em seguida clique em Inutilizar NF-e.



Ao clicar em Inutilizar NF-e, é preciso informar a faixa que houve quebra de sequencia e uma justificativa para inutilização, após preenchimento dos campos clicar em OK.

Exemplo 1: Foi emitida a Nota Nº 10, por motivos de ordem técnica a NF Nº 11 não foi emitida e logo em seguida foi utilizado a Nº 12, neste exemplo preenche-se nos campos Nr Inicial e Nr Final o mesmo número, no caso 11.

Exemplo 2: Foi emitida a Nota Nº 15 e logo em seguida foi emitida a Nº 20, é preciso inutilizar toda a faixa de 16 a 19, preenche-se nos campos Nr Inicial: 16 e Nr Final: 19.


O sistema irá comunicar a SEFAZ que essa faixa não será mais utilizada.

 

FAQ.

1-      Como consultar as notas que foram inutilizadas?

R: No próprio portal da SEFAZ existe uma consulta para notas inutilizadas, basta informar o CNPJ e o ano da inutilização.

Site para consulta: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=inutilizacao&tipoConteudo=YG1QjUXR4PY=

 

 


SDL024 Como enviar nota por e-mail.

 Para enviar uma NF-e o usuário deve assegurar-se que a situação da nota esteja Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e Homologado.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - F020 Monitor NF-e


Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NF desejada () e clique em E-MAIL.


Neste momento o usuário pode digitar o e-mail, incluir algum anexo para ir junto a NF e enviar também o boleto. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL.


 

FAQ

1-      Posso enviar uma nota para mais de um e-mail?

R: Sim, basta separa-los com ponto-e-vírgula (;)

2-      Posso enviar mais de uma nota por vez?

R: Sim, o usuário só deve se atentar para que estes e-mails estejam configurados no cadastros destes clientes, pois neste momento o sistema não dará a opção de digitar um e-mail.  


SDL025 Como enviar notas para contabilidade.

Ao fazer este procedimento o usuário deve verificar a situação das notas fiscais, pois estas com situações diferentes de Autorizada o uso da NF-e ou Cancelamento de NF-e homologado não serão enviadas. O recomendado é sempre enviar estes documentos no inicio do mês, verifique com sua contabilidade o prazo limite para envio.

 

Acesse o Menu Faturamento – Controle - F020 Monitor NF-e  

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, clique na opção Exportar XML e logo em seguida clique em Contabilidade.


 

Após clicar em Contabilidade, iremos selecionar o período, lembrando que o sistema sempre irá sugerir o mês anterior, pois este procedimento deve ser feito no inicio do mês. Clique em Exportar XML.

 

Escolha o tipo de arquivo a ser enviado e clique em OK.

 


Ao clicar em OK, poderá baixar o arquivo das notas, clicando em Arquivo Nota, ou enviar por E-mail.

 


O sistema irá sugerir o e-mail da contabilidade, podendo ser alterado ou acrescentado mais de um e-mail, separando-os por ponto-e-vírgula (;). Insira um assunto e mensagem e clique em Enviar E-mail.

 

 

SDL026 Como visualizar notas inutilizadas

Este controle tem por finalidade mostrar quais notas foram Inutilizadas.

Acesse o Menu Faturamento – Controle - F085 Notas para Inutilização



Ao acessar o Menu, irá parecer uma tela onde o usuário pode aplicar filtros para localizar as notas já inutilizadas. Ao aplicar os filtros, clique em Pesquisa.



Após clicar em pesquisa irá aparecer a relação das Notas Inutilizadas com suas respectivas justificativas. Lembrando que o usuário pode exportar este relatório, clicando na opção Exportação, como mostra a imagem abaixo.


SDL027 Como visualizar a tela de painel de notificações de cobrança.

Para visualizar o painel de notificações de cobrança acesse o menu Faturamento – Controle – F182 Painel de Notificações de Cobrança.


Essa tela serve basicamente para controlar todas as notificações de cobrança que estão agendadas, prontas para serem enviadas aos clientes com informações como: Número da venda, Assunto, N° da notificação, Data do envio e se foi enviado ou não. Se enviado na coluna Status mostra como está a situação do e-mail, se foi entregue, se foi visto, para um controle interno melhor.


Como citado no manual de Gerar Notificações de Cobrança se algum título é pago o envio dessa cobrança é automaticamente cancelado.

 


SDL028 Como gerar uma NF-e a agrupando diversos pedidos

Para conseguir gerar uma NF-e agrupando diversos pedidos é necessário que já existam esses pedidos no sistema.

Para efetuar a NF-e através de vários pedidos acesse o menu Faturamento – Controle - F126 Venda



Aparecerão diversos filtros para auxilio na pesquisa do pedido que deseja gerar a NF-e. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Nr. venda, Documento, entre outros, que servem para facilitar a buscar pelos pedidos que deseja gerar a NF-e. Caso queira visualizar todos os pedidos, clique apenas no botão Pesquisa (no centro, superior).


Caso tenha realizado os filtros necessários, aparecerão apenas os pedidos filtrados anteriormente. Caso contrário aparecerão todos os pedidos gerados nos últimos 7 dias. Para gerar uma NF-e agrupando vários pedidos, selecione os pedidos do lado esquerdo e clique no botão Pedido p/ NFe – Agrupado. Aparecerá a opção de agrupar ou não os itens contidos nesses pedidos. (vale lembrar que só podem ser agrupados, pedidos para o mesmo cliente).


 

Aparecerá então a NF-e (referente aos pedidos que foram selecionados) em digitação em sua tela, selecione a NF-e (lado esquerdo) e clique no botão Faturar.


Para finalizar a NF-e clique no botão Gerar Lote (lado direito), que finalizará a NF-e, emitindo-a e gerando seu devido PDF.


Após o PDF da NF-e aparecer, poderá então enviar a NF-e por e-mail, ou imprimi-la.

 

 


SD029 Como gerar uma NF-e a partir de um pedido

Para conseguir gerar uma Nota Fiscal de um pedido é necessário que já exista um pedido no sistema.

Para efetuar a NF-e através do pedido acesse o menu Faturamento – Controle - F126 Venda

 


Aparecerão diversos filtros para auxilio na pesquisa do pedido que deseja gerar a NF-e. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Nr. venda, Documento, entre outros, que servem para facilitar a buscar pelo pedido que deseja gerar a NF-e. Caso queira visualizar todos os pedidos, clique apenas no botão Pesquisa (no centro, superior).



Caso tenha realizado os filtros necessários, aparecerá apenas o pedido filtrado anteriormente. Caso contrário aparecerão todos os pedidos gerados nos últimos 7 dias. Para gerar uma NF-e de um pedido, selecione o mesmo do lado esquerdo e clique no botão Pedido p/ NFe.


Aparecerá então a NF-e (referente ao pedido que foi selecionado) em digitação em sua tela, selecione a NF-e (lado esquerdo) e clique no botão Faturar.


Para finalizar a NF-e clique no botão Gerar Lote (lado direito), que finalizará a NF-e, emitindo-a e gerando seu devido PDF.


Após o PDF da NF-e aparecer, poderá então enviar a NF-e por e-mail, ou imprimi-la.

 

FAQ

1 – Consigo gerar uma NF-e selecionando mais de um pedido?

R: Sim, para aprender a emitir uma NF-e selecionando mais de um pedido, veja nosso tutorial de como emitir pedido para NF-e agrupado.

 

 

 


SD030 Como realizar alterações no preço de custo, margem de venda e preço de venda.

Para conseguir realizar alterações no preço de custo, margem de venda e preço de venda é necessário que os produtos já estejam cadastrados.

Para realizar alterações na tabela custo x venda acesse o menu Faturamento – Controle - F126 Venda



Aparecerá uma tela de filtro, onde poderá filtrar pelo produto, grupo de produto, marca do produto e por tabela de preço. Após realizar o filtro clique no botão Ok. Caso deseje visualizar todos os produtos, clique direto no botão Ok.



Aparecerá então todos os produtos, altere então o valor de custo, margem, preço de venda e o desconto máximo. Após realizar as alterações, clique no botão Salvar selecionados.


 


DISTRIBUIDOR

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:

SDL040 Como cadastrar um Transportador

Para realizar o cadastro de um transportador acesse o menu Faturamento - Distribuidor - Cadastro – F016 Transportador


 

Para realizar o cadastro de um novo transportador clique no botão Novo (canto superior direito).


 

Aparecerão na tela os campos para preenchimento do transportador, para emissão do MDF-e e CT-e, todos os campos na parte de dados e endereço no cadastro do transportador devem ser preenchidos, sem exceção. Ponto de atenção para os campos como RNTC, TIPO RODADO E TIPO CARROCERIA que não devem ficar em branco, assim como os demais. Caso não sejam preenchidos todos os campos no cadastro do transportador, quando for emitir o MDF-e ou CT-e, poderão acontecer rejeições pela falta de informações nesses campos e impossibilitando a emissão do documento fiscal. Após preenchimento dos campos, faça a inclusão do transportador clicando no botão Incluir (canto superior direito).



Caso o veiculo tenha reboque preencha os dados do reboque após a inclusão do transportador.


 


SDL041 Como cadastrar uma Área de atendimento

Para realizar o cadastro de uma Área de atendimento acesse o menu Faturamento - Distribuidor - Cadastro – F001 Área de atendimento



Aparecerão todas as áreas de atendimento já cadastradas, para cadastrar um nova, clique no botão Novo.



Insira o nome da área de atendimento que deseja cadastrar e clique no botão Incluir.



Repita esse processo para cadastrar todas as áreas de atendimento que deseja controlar. Após cadastrar as áreas de atendimento faça a vinculação no cadastro do cliente em Faturamento > Cadastro > Cliente.



SDL042 Como realizar um carregamento direto na tela de carregamento

Para realizar um carregamento acesse o menu Faturamento - Distribuidor - Controle – F041 Carregamento

 


Aparecerá na tela todos os carregamentos já realizados, para iniciar um novo carregamento, clique no botão Novo.



Aparecerá uma tela para incluir informações iniciais sobre o carregamento, desta forma, inclua o transportador desse carregamento, o número dessa carga, a data da carga e o nome do motorista que transportará esses produtos até o cliente. Após isso, clique no botão Incluir.



Aparecerão todas as vendas com situação em digitação do lado direito, todas as vendas que estarão neste carregamento devem ser passadas para o lado direito, após realizar este processo, clique no botão Salvar.



Ao lado direito estão todas as vendas selecionadas para esse carregamento. Para separar todos os produtos que vão neste carro, existem dois tipos de mapa de separação, um que quebra por produto e outro por venda, verifique qual é o melhor mapa de separação para a sua empresa. Ao clicar no botão Sep. Venda ou Sep. Produto, aparecerá um mapa de separação que deve ser entregue ao estoquista, ou a quem faz a separação dos produtos para a entrega. No mapa de separação, existe a coluna Conferência para que o estoquista coloque a quantidade que foi retirada do estoque, caso um produto determinado não tenha no estoque a quantidade vendida, deve ser incluída nessa coluna a quantidade que se tem no estoque, para a devida alteração na conferência do carregamento.

 



Após realizar a separação dos produtos, clique no botão Conferência, para assim conferir se todos produtos vendidos estão sendo enviados nesse carregamento.


Na tela de conferência marque todos os produtos que foram conferidos e estão corretos. Caso tenha que alterar a quantidade de algum produto em uma determinada venda, faça a alteração na coluna quantidade. Após realizar as alterações necessárias e marcar todos os itens como conferidos, clique no botão Concluir Conferência.


Após concluir a conferência dos produtos, clique no botão Faturar, para finalizar as vendas, emitindo assim as notas e boletos.


Após faturar, realizar a emissão das notas fiscais, pedidos e boletos.



Após finalizado todos os documentos, imprima um romaneio da carga para facilitar e auxiliar na entrega dos produtos para os seus clientes, para gerar o romaneio, clique no botão Romaneio de Carga.



Para imprimir o romaneio de carga, clique no botão Impressão.


SDL043 Como controlar as entregas de mercadoria

Para conseguir controlar as entregas, as vendas já tem que estar lançadas no sistema

Para controlar as entregas acesse o menu Faturamento - Distribuidor – Controle – U027 Controle de entrega


                 

Aparecerá uma tela de filtros, para filtrar a nota fiscal, o cliente, entre outros. Caso queira visualizar todas as entregas, clique no botão Pesquisa.


 Selecione as vendas que foram entregues e clique no botão Entregar, dessa forma a situação mudará para entregue. Não haja alguma venda que não será entregue clique no botão Cancelar entrega.



SDL044 Como emitir um relatório de resumo de carga

Para realizar a emissão de um relatório de resumo de carga acesse o menu Faturamento - Distribuidor – Relatório – F026 Resumo de Carga



Aparecerá uma tela para filtrar a carga e o transportador que deseja visualizar no relatório. Clique no botão Ok para prosseguir.



Aparecerá na tela então todos os produtos que estão na carga selecionada. Clique no botão Exportação, para conseguir imprimir o relatório ou gerar um Excel.


 


SDL045 Como emitir um relatório de romaneio de carga

Para realizar a emissão de um relatório romaneio de carga acesse o menu Faturamento - Distribuidor – Relatório – F025 Romaneio de Carga



Aparecerá uma tela para filtrar a carga e o transportador que deseja visualizar no relatório. Clique no botão Ok para prosseguir.



Aparecerá na tela então todos os produtos que estão na carga selecionada. Clique no botão Exportação, para conseguir imprimir o relatório ou gerar um Excel.


RELATÓRIO

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:



SDL050 Como visualizar Relatório BI Venda

Relatório BI Venda é um relatório completo de vendas do sistema, nele conseguimos filtrar e organizar a visualização a partir de todos as informações que colocamos na venda.

Para visualizar o relatório acesse Faturamento - Relatório  - F117 BI Venda


Aparecerá uma tela com diversos filtros, entre eles, Dt. Venda, Cliente, Situação, Grupo de Produto, entre outros. Como dito anteriormente todas as informações incluídas na venda podem ser utilizadas como filtro neste relatório. Realize o filtro desejado e clique no botão Pesquisa.

 


Ao clicar em pesquisa, aparecerá um relatório de venda trazendo as informações de unidade de medida e data. Para alterar esse layout, clique no botão Quebras.

 


Caso deseje visualizar somente por uma informação basta escolher a opção na aba Estático, nesse caso escolheremos a opção cliente. Após escolher clique no botão Aplicar.


 

O relatório será organizado por cliente como na imagem abaixo.


 

 

 


SDL051 Como visualizar Relatório Comissão por Faturamento

Neste relatório será informado a comissão referentes a toda venda faturada no período pesquisado pela data de emissão de acordo com a porcentagem de comissão configurada no cadastro de vendedor ou produto independente se o financeiro das vendas estiver baixado ou não. Essas informações  aparecerão nas colunas Com. Vendedor e Com. Produto respectivamente.

 

Para visualizar o relatório acesse o menu Faturamento - Relatório - Comissão – F138 Comissão por Faturamento


Aparecerá uma tela de filtro para pesquisar o período desejado e o campo vendedor para visualizar um vendedor em específico. Se quiser visualizar todos os vendedores basta clicar no botão Ok.


  

Aparecerá a listagem dos vendedores com a quantidade de vendas (registros), valor total da venda e o valor das comissões.


Na opção exportação o relatório pode ser gerado em vários formatos como PDF, Word e Excel. Caso queira visualizar detalhadamente cada venda e o valor de comissão gerado pela mesma basta clicar no nome do vendedor.

 


Aparecerá a listagem de vendas do vendedor escolhido com os dados da venda e o valor de comissão gerado por cada uma. Aparecerá o botão Exportação, para conseguir exportar esse relatório em diversos formatos.


 


SDL052 Como visualizar o Relatório Comissão por Liquidez

Neste relatório será informado a comissão referente a todas as vendas faturadas no período pesquisado, que estiver com o financeiro baixado.

Para visualizar o relatório Comissão por Liquidez acesse Faturamento – Relatório – Comissão - F059 Comissão por Liquidez


Aparecerá um filtro para pesquisar o período desejado e o campo vendedor, para pesquisa a comissão de um vendedor específico. Caso deseje visualizar a comissão de todos os vendedores, clique no botão Ok.


Aparecerá a listagem dos vendedores com a quantidade de vendas (registros), valor total da venda e os valores das comissões.
No botão Exportação o relatório pode ser gerado em vários formatos como PDF, Word e Excel. Caso queira visualizar detalhadamente cada venda e o valor de comissão gerado pela mesma, basta clicar no nome do vendedor.

 


Aparecerá a listagem de vendas do vendedor escolhido com os dados da vendas e o valor de comissão gerado por cada uma. Existe também o botão Exportação que serve para exportar em diversos formatos.

 


 


SDL053 Como visualizar o Relatório Lucro por faturamento

Para gerar este relatório, o usuário deve ter feito ao menos uma venda e ter colocado o valor de custo dos produtos vendidos, caso contrário o sistema não conseguirá buscar nenhuma informação para compor o relatório.

Acesse o Menu Faturamento - Relatório – F170 Lucro por faturamento


Aparecerá uma tela onde poderá filtrar algumas informações: Data inicial e final; como deseja realizar a quebra do relatório e Grupo de Produto. Após utilizar os filtros clique em OK.

 


Ao clicar em Ok, o sistema irá trazer as informações dos produtos vendidos, com as informações de valor de custo, valor de venda e o lucro. O usuário também pode exportar essa informação gerada pelo sistema clicando em Exportação e escolhendo o arquivo desejado.

 

SDL054 Como gerar um relatório de faturamento

Para conseguir gerar o relatório de faturamento é necessário que já tenha vendas lançadas no sistema

Para gerar o relatório de faturamento acesse o menu Faturamento – Relatório – F143 Faturamento



Aparecerão diversos filtros para deixar a pesquisa mais especifica, poderá usar o filtro por exemplo de data de emissão e situação. Após realizar os filtros, clique no botão Pesquisa.



Após pesquisar, será gerado na tela o relatório, caso necessite imprimir ou gerar um Excel, clique no botão Exportação.