Manual de Instruções

Site: Universidade Sempre Tecnologia
Curso: Faturamento Sempre Emissor Nota Municipal
Livro: Manual de Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: domingo, 28 abr. 2024, 07:21

CONTROLE

Veja os manuais disponíveis referente a esse menu:

Como cancelar uma nota fiscal eletrônica de serviços (municipal).

Obs: Algumas prefeituras não permitem fazer o cancelamento pelo sistema. Nesses casos é necessário acessar o sistema da prefeitura e cancelar diretamente por lá. O processo de cancelamento varia de acordo com o sistema de cada prefeitura. 

Para cancelar uma nota fiscal eletrônica de serviços (municipal) acesse Faturamento > F124 – Monitor NFS-e. 

 

No Monitor NFS-e selecione a nota fiscal que será cancelada e clique no botão Cancelar NFS-e. 



Após clicar em Cancelar NFS-e o sistema vai recarregar a tela e atualizar a situação da nota para 101 – Cancelamento de NFS-e homologado. 

 

FAQ: Consigo cancelar mais de uma NFS-e por vez? 

- Não. O cancelamento de NFS-e tem que ser feito uma a uma. 


Como duplicar uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Municipal) 

Para conseguir duplicar uma Nota Fiscal é necessário que já existe uma NFS-e no sistema, para que a mesma possa ser duplicada  

Para efetuar a duplicação de uma NFS-e acesse o menu Faturamento - F126 Nota 

 

Aparecerão diversos filtros para auxilio na pesquisa da NFS-e que deseja duplicar. Poderão ser utilizados os campos Cliente, Dt. venda, Nr. Nota, entre outros, que servem para facilitar a buscar pela NFS-e que deseja duplicar. Caso queira visualizar todas as NF-e, clique apenas no botão Pesquisa (no centro superior).  

 

 

Caso tenha feito os filtros necessários, aparecerá apenas a NF-e filtrada anteriormente. Caso contrário aparecerão todas as NF-e emitidas nos últimos 7 dias. Para duplicação da NFS-e, selecione a mesma do lado esquerdo e clique no botão Duplicar Venda. 


Após efetuar o processo de duplicação, na tela aparecerá a NF-e duplicada, caso não haja alterações a serem feitas, é só finaliza-la clicando no botão Faturar e logo após no botão Emitir NFS-e. (Conforme manual de Emissão de NFS-e). 

FAQ 

1 - Qual é a data da NF-e que é duplicada? 

R: A NF-e duplicada fica com a data do dia da duplicação. 

2 - A NF-e duplicada vem igual a NF-e de origem? 

R: Sim, a NF-e duplicada vem exatamente igual a de origem, caso haja a necessidade de alteração, pode ser realizada a alteração antes do processo de Faturar a NF-e. 

 


Como emitir uma nota fiscal eletrônica de serviços (municipal).

Para realizar a emissão de uma nota fiscal de serviço municipal acesse Faturamento > 126 -Nova Nota 

 

No campo cliente existem duas lupas para realizar a pesquisa, a primeira  ()  bastar clicar e digitar o nome do cliente que irá aparecer os resultados logo abaixo, a segunda () irá aparecer uma listagem de todos os clientes cadastrados podendo filtrar por nome fantasia, razão social e CNPJ. Os demais campos trazem como padrão o que está configurado no cadastro do cliente mas podem ser alterados caso queira (o campo documento tem que estar marcado como MUNICIPAL). Após isso clicar em INCLUIR.   

 

O sistema abrirá a tela de inclusão de serviços. Selecione o produto inserindo o código do serviço ou clicando na lupa para pesquisar () , confira a descrição e a unidade de medida. Insira a quantidade e valor unitário e clique no botão de INCLUIR. Repita o processo para todos os produtos da venda.  

 

Caso queira excluir, clique no botão de exclusão (), para alterar clique no lápis (). Após incluir todos os produtos, clique no botão FATURAR. 

 

Após faturada, vai aparecer o botão Emitir NFS-e para concluir e emitir o RPS (Recibo Provisório de Serviços). Caso necessite alterar a venda, clique em Excluir Faturamento, faça as alterações necessárias e fature novamente. 

 

O RPS será emitido e enviado para a prefeitura autorizar a nota fiscal. Após isso temos que aguardar a autorização da mesma e o tempo pode variar de município para município. A consulta da autorização é feita em Faturamento > Monitor NFS-e. 



Vai aparecer todas as notas já emitidas e as que ainda não foram autorizadas pela prefeitura estarão com a situação 105 – Documento PendentePara consultar sua autorização basta selecionar a nota e clicar no botão CONSULTAR RPS/NFS-e. 

 

Após consultar caso a nota já tenha sido autorizada pela prefeitura irá mudar a situação para 100 – Autorizado o uso da NFS-e. Caso não tenha sido autorizada aguardar mais um momento e tentar novamente. 


 

FAQ: Consigo consultar mais de um RPS por vez?  

- Sim. Para consultar vários RPS de uma só vez basta selecionar todos e clicar no botão CONSULTAR RPS/NFS-e. 


Como enviar notas para contabilidade.  

Ao fazer este procedimento o usuário deve verificar a situação das notas fiscais, pois estas com situações diferentes de Autorizada o uso da NFS-e ou Cancelamento de NFS-e homologado não serão enviadas. O recomendado é sempre enviar estes documentos no início do mês, verifique com sua contabilidade o prazo limite para envio. 

Acesse o Menu Faturamento> F124 - Monitor NFS-e  

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, clique em Pesquisa avançada para filtrar as notas que quer enviar.  

 

Aparecerá várias opções de filtro, nesse caso vamos utilizar a Dt. Emissão, podendo escolher um intervalo de dias ou caso queira enviar todas do mês anterior selecionar a opção ÚLTIMO MÊS e clicar em PESQUISAR. 

 

Após pesquisar selecionar todas as notas e clicar em Exportar XML. 

 

Escolha o tipo de arquivo a ser enviado e clique em OK. 


 

Ao clicar em OK, poderá baixar o arquivo das notas, clicando em Arquivo Nota, ou enviar por E-mail. 

 

O sistema irá sugerir o e-mail da contabilidade, podendo ser alterado ou acrescentado mais de um e-mail, separando-os por ponto-e-vírgula (;). Insira um assunto e mensagem e clique em Enviar E-mail. 



Como emitir notas fiscais em lote 

Para conseguir emitir notas fiscais em lote é necessário que já existam as notas fiscais no sistema, mas, sua situação deve ser em digitação, para que assim possam ser emitidas em lote. 

Para efetuar a emissão das notas fiscais em lote acesse o menu Faturamento - F126 Nota 

 

Aparecerão então diversos filtros para auxilio na pesquisa das notas fiscais que deseja faturar e emitir em lote. Poderão ser utilizados os campos Dt. Venda e situação(digitação), que servem para facilitar a busca pelas notas fiscais que serão emitidas em lote. Após utilizar os filtros, clique no botão Pesquisa (no centro superior). Caso queira visualizar na tela todas as notas fiscais, clique apenas no botão Pesquisa (no centro superior).  

 

Selecione as notas fiscais do lado esquerdo e clique no botão Faturar. 

 

Para emitir os RPS, clique no botão Gerar Lote (lado superior direito). 



O sistema vai gerar todos os RPS para a prefeitura autorizar. Após isso acesse Faturamento > 124 – Monitor NFS-e selecione todas as notas e clique em Consultar RPS-NFS-e. 

 

FAQ 

1 - Consigo emitir pedidos em lote? 

R: Sim, o mesmo processo que é feito para as notas fiscais pode ser feito com os pedidos. Podendo também ser emitidos notas fiscais e pedidos juntos. 


Como enviar nota por e-mail. 

Para enviar uma uma NFS-e o usuário deve assegurar-se que a situação da nota esteja autorizada o uso da NFS-e ou Cancelamento de NFS-e Homologado. 

Acesse o Menu Faturamento> F124 Monitor NFS-e 

 

Irão aparecer a relação das Notas Fiscais cadastradas no sistema, selecione a NFS-e desejada () e clique em E-MAIL. 

 

Neste momento o usuário pode digitar o e-mail, incluir algum anexo para ir junto a NF e enviar também o boleto. Lembrando que o sistema irá sugerir o e-mail inserido no cadastro de cliente. Após preenchimento destes campos, clicar em Enviar EMAIL. 

 

FAQ 

  1. Posso enviar uma nota para mais de um e-mail? 

R: Sim, basta separa-los com ponto-e-vírgula (;)  

  1. Posso enviar mais de uma nota por vez? 

R: Sim, o usuário só deve se atentar para que estes e-mails estejam configurados no cadastros destes clientes, pois neste momento o sistema não dará a opção de digitar um e-mail.